SóProvas


ID
4188388
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As geometrias do BF3 , do cátion NH4+ e do ânion SO32− são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda conceitos relacionados à geometria molecular.


    Para resolvê-la é necessário saber as características de cada tipo de geometria e analisar as moléculas apresentadas no enunciado.


    É importante ressaltar que, para os átomos se tornarem estáveis, eles precisam completar suas camadas de valência, de acordo com a regra do octeto, com oito elétrons. Há algumas exceções a essa regra como o Boro, que se torna estável com seis elétrons. Além disso, alguns elementos se tornam estáveis com apenas dois elétrons na última camada, como o hidrogênio, com distribuição semelhante ao gás nobre hélio, que é estável com apenas dois elétrons.


    Com base no exposto, analisemos as moléculas:


    BF3 – O boro (átomo central) possui três elétrons em sua última camada e realiza três ligações com os átomos de flúor. Dessa forma, não sobram pares isolados no átomo central, o que torna a geometria dessa molécula trigonal plana. Sua geometria não pode ser pirâmide trigonal, pois não há pares isolados no átomo central.


    NH4+ – O nitrogênio (átomo central) possui cinco elétrons em sua última camada e realiza quatro ligações com o hidrogênio. Logo, no átomo central não há pares isolados e, como são cinco átomos no total, esse cátion apresenta a geometria tetraédrica. Como são quatro átomos ligados ao átomo central não seria possível que esse ânion apresentasse geometria trigonal plana. Além disso, não poderia apresentar a geometria quadrado planar, pois não há dois pares de elétrons isolados no átomo central.


    SO32- – O enxofre (átomo central) possui seis elétrons em sua última camada e realiza uma ligação dupla com um dos átomos de oxigênio e duas ligações simples com os outros dois átomos de oxigênio, que ficam com a carga negativa pois não atingiram oito elétrons em sua última camada. Assim, sobra um par de elétrons isolado no enxofre, o que torna a geometria do ânion pirâmide trigonal.  Esse ânion não poderia apresentar geometria trigonal plana devido ao par de elétrons isolado no átomo central e, como são três átomos ligados ao enxofre, não seria possível apresentar geometria tetraédrica.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • • BF3 – O boro (átomo central) possui três elétrons em sua última camada e realiza três ligações com os átomos de flúor. Dessa forma, não sobram pares isolados no átomo central, o que torna a geometria dessa molécula trigonal plana. Sua geometria não pode ser pirâmide trigonal, pois não há pares isolados no átomo central.

    • NH4+ – O nitrogênio (átomo central) possui cinco elétrons em sua última camada e realiza quatro ligações com o hidrogênio. Logo, no átomo central não há pares isolados e, como são cinco átomos no total, esse cátion apresenta a geometria tetraédrica. Como são quatro átomos ligados ao átomo central não seria possível que esse ânion apresentasse geometria trigonal plana. Além disso, não poderia apresentar a geometria quadrado planar, pois não há dois pares de elétrons isolados no átomo central.

    • SO32- – O enxofre (átomo central) possui seis elétrons em sua última camada e realiza uma ligação dupla com um dos átomos de oxigênio e duas ligações simples com os outros dois átomos de oxigênio, que ficam com a carga negativa pois não atingiram oito elétrons em sua última camada. Assim, sobra um par de elétrons isolado no enxofre, o que torna a geometria do ânion pirâmide trigonal.  Esse ânion não poderia apresentar geometria trigonal plana devido ao par de elétrons isolado no átomo central e, como são três átomos ligados ao enxofre, não seria possível apresentar geometria tetraédrica.

    Gabarito do Professor: Letra A.