VAZÃO MÁXIMA POSSÍVEL: vazão instantânea decorrente do uso simultâneo de todos os aparelhos. É determinada com base nas vazões mínimas de cada aparelhos.
VAZÃO MÁXIMA PROVÁVEL: vazão instantânea esperada com o uso normal dos aparelhos, ou seja, levando-se em conta o uso não simultâneo dos aparelhos.
São três os métodos para determinação das vazões máximas prováveis:
I. Aplicação de dados práticos de consumo simultâneo: aplicação de coeficientes de redução às somas das vazões dos usos prováveis e simultâneos correspondentes.
II. Aplicação da teoria das probabilidades atribuindo pesos (MÉTODO DE HUNTER). A demanda é estimada atribuindo-se “PESOS” para cada aparelho sanitário e relacionando-se a soma total de todos os aparelhos às vazões máxima prováveis.
III. Aplicação do método da norma brasileira. Consiste em atribuir “PESOS” (diferente dos Métodos de Hunter) aos diversos aparelhos e relaciona-los com as vazões através da expressão: Q=Coeficiente de descarga*raiz da soma dos Pesos
Fonte: http://mz.pro.br/hidraulicapredial/06-Calculo_Hunter.pdf
Nos dois métodos que usam ponderação, considera-se a influência de todos os aparelhos, não somente daquele de maior consumo.