NBR 13245
Condições da superfície
a)superfícies em bom estado;
b)superfícies com imperfeições: lixar e eliminar o pó. Corrigir com massa niveladora conforme o ambiente ( interno ou externo);
c)partes mofadas: lavar com solução de água e água sanitária em partes iguais, esperar 6h e enxaguar bem. aguardar a secagem;
d) Superfícies com brilho: lixar até eliminar o brilho e remover o pó, limpando com pano umedecido em água.
e)superfícies com gordura ou graxa: lavar com solução de água e detergente neutro e enxaguar.
f) superfícies com umidade: identificar a origem e tratar de maneira adequada.
Cuidado só para não confundir tintas látex conforme o PQDT Eng colocou.
Pois tintas LÁTEX podem ser acrílicas ou vinílicas. Mas comercialmente eles chamam só de látex as vinílicas. E eu já vi questão falando das látex se referindo somente as vinílicas.
Assim, as "LÁTEX" (ou vinílicas) não são recomendadas para uso externo. Somente as acrílicas pois são mais impermeáveis.
Veja mais informações:
VINÍLICAS - Essa tinta também pode ser chamada de PVA. Assim como a acrílica, ela também é solúvel em água e é fácil de limpar caso surjam respingos durante a pintura. Porém, por não contar com a resina acrílica, a diferença entre tinta acrílica e látex é que esta última não é tão resistente e impermeável, por isso seu uso não é recomendado para .
ACRÍLICAS- A , em geral, possui um valor cerca de 30% mais alto do que a látex – e isso está relacionado à sua qualidade, que costuma ser mais elevada. A diferença entre tinta acrílica e látex, que justifica esse valor superior, é a resina que está presente em maior quantidade na acrílica, o que acaba trazendo mais resistência e durabilidade à pintura.
fonte: meus resumos