SóProvas


ID
4192789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Com relação à formação e à consolidação dos estados americanos, julgue o próximo item.


Entre os conflitos que envolveram nações da América do Sul, a Guerra do Paraguai se destaca por sua longa duração e por envolver países: Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Alternativas
Comentários
  • A formação dos Estados independentes da América Latina foi cercada de disputas , não só entre diferentes grupos sociais dentro de cada uma das regiões como também entre os Estados recém constituídos, na maioria das vezes por questões de fronteiras ou por áreas estratégicas. Os exemplos são os mais variados. 
    Houve a Guerra da Cisplatina opondo Brasil e Uruguai pela região da Cisplatina, que aliás, forma o Uruguai em si. Há disputas entre Peru e Gran-Colômbia. E também entre Peru e Bolívia. Equador e Nova Granada ( Venezuela) disputaram a soberania das províncias fronteiriças de Pasto, Popayán e Buenaventura. Por sua vez , a Bolívia uniu-se ao Peru contra o Chile. 
    A região do Prata foi alvo de várias disputas entre Uruguai, Argentina e Paraguai. Mas, sem dúvida, a mais longa guerra e que trouxe efeitos mais graves para as partes em conflito foi a Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança : Uruguai , Argentina e Brasil contra o Paraguai. A grande questão é o controle da região dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai – navegáveis – e do estuário do Prata, onde se localizam Buenos Aires e Montevidéo. 
    O controle dos rios passava pela anexação de territórios paraguaios que, por seu lado, buscava saída para o mar através dos rios. Sociologicamente foi um conflito bastante complexo e terminou opondo diretamente Brasil e Paraguai, com sérias e nefastas consequências para ambos. 
    A afirmativa apresentada na questão propõe uma ideia de História correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.