SóProvas


ID
4193740
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Recentemente, pesquisadores descobriram, no Brasil, uma larva de mosca que se alimenta das presas capturadas por uma planta carnívora chamada drósera. Essa planta, além do nitrogênio do solo, aproveita o nitrogênio proveniente das presas para a síntese proteica; já a síntese de carboidratos ocorre como nas demais plantas. As larvas da mosca, por sua vez, alimentamse dessas mesmas presas para obtenção da energia necessária a seus processos vitais.


Com base nessas informações, é correto afirmar que a drósera

Alternativas
Comentários
  • A drósera se classifica como produtor, ser autotrófico. De acordo com o texto, a síntese de carboidratos (glicose) na drósera ocorre como nas demais plantas, ou seja, pela fotossíntese. Ela preda somente para obter nutrientes complementares a sua dieta, como o nitrogênio, por exemplo.

    A planta atrai insetos para seu interior. Após prendê-lo, ela secreta enzimas para desintegrá-lo e digerir seus nutrientes. A larva da mosca, por sua vez aproveita esses nutrientes e vai absorvê-los também. Para que um ser seja decompositor, ele necessita DEGRADAR a matéria já MORTA, ou seja, a larva não se encaixa nessa classificação, muito menos a drósera, que "mata" sua presa. Então, a alternativa que melhor descreve a situação é a letra E.