SóProvas


ID
4194019
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pesquisadores do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, encontraram o crânio e uma parte do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo descoberto na América que revolucionou as teorias científicas sobre a ocupação do continente. Os fósseis foram achados há alguns dias (não foi divulgado quando) junto aos escombros do edifício, parcialmente destruído por um incêndio em 2 de setembro. O crânio está fragmentado, porque a cola que mantinha os seus pedaços juntos se foi com o calor, mas a equipe está bastante otimista com suas condições.

Júlia Barbon, Folha de São Paulo, Outubro/2018. Adaptado.


O esqueleto de Luzia,

Alternativas
Comentários
  • Muitos temas clássicos de Geografia estão diretamente relacionados ao noticiário. Acompanhar as principais notícias com regularidade contribui diretamente para acertar mais questões como essa. O texto de apoio aborda notícia sobre o esqueleto de hominídeo pré histórico resgatado dos escombros do Museu Nacional que pegou fogo no Rio de Janeiro. O enunciado questiona a alternativa correta sobre o esqueleto.

    A) A coleção particular de Pedro II de fato contribuiu para o surgimento do s primeiros museus sobre o tema no Brasil, mas o esqueleto de Luzia não se inclui tendo sido encontrado muito anos depois.

    B) A importância desse esqueleto é enorme, já que é o fóssil humano mais antigo encontrado na América, e embasa a tese de que o continente teve diversas ondas em diferentes momentos em seu povoamento. Alternativa correta.

    C) Só há comprovação de que diferentes grupos chegaram na América em diferentes momentos. A cronologia desses eventos não é totalmente conhecida. 

    D) Foi encontrado em Minas Gerais não tendo relação com o famoso sítio arqueológico do Piauí. 

    E) Luzia faz parte do patrimônio científico brasileiro desde a sua descoberta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.