SóProvas


ID
4196368
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Ouro Verde - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto.

“Esse Plano constituiu em avanços de alguns setores da economia sendo quatro deles muito importantes, como: a energia, transportes, alimentação e indústrias de bases. Coordenado sob o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) foi favorecido por avanços econômicos e industriais, uma vez que recebeu investimentos diretos estrangeiros.”

Identifique o plano que adotou o bordão "50 anos em 5".

Alternativas
Comentários
  • A) Plano Cruzado.

    → Sarney 1986

    B) Plano Bresser-Pereira.

    O Plano Bresser foi um plano de estabilização da economia brasileira instituído em 12 de junho de 1987, através dos Decretos-Lei nº 2335/87, nº 2336/87 e nº 2337/87 durante o governo José Sarney, quando Luiz Carlos Bresser-Pereira era o Ministro da Fazenda. O plano Bresser seguiu o Plano Cruzado II, que havia fracassado na tentativa de controlar a inflação. fonte: wikipdia

    C) Plano de Metas. 

    D) Plano Collor.

    → foram duas tentativas, Plano Collor l e Collor ll. Ambas fracassaram e visavam combater a inflação. Durante o governo de Collor de 1990 até 1992.

  • O Presidente  prometia incrementar a industrialização brasileira através do Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”, endividou o país.

  • Plano de Metas de JK. Desenvolver o Brasil 50 anos em apenas 5

  • Planos de investimento e de retomada da economia:

    Plano SALTE: plano econômico elaborado no governo Dutra (1946-1950) que geraria investimentos nas áreas de SAÙDE, ALIMENTAÇÃO, TRASPORTE e ENERGIA.

    Plano de Metas 50 anos em 5: Criado por JK, com a finalidade de melhorar as infraestruturas brasileiras, o projeto definia 30 objetivos agrupados em 5 setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação, bem como foi responsável pela criação da nova capital, Brasília.

    Reformas de Base: Governo de João Goulart (1961-1964), conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições políticas, jurídicas e econômicas do país. O objetivo da reforma de base era atenuar o quadro de desigualdade social no Brasil, contudo sem ultrapassar os marcos do liberalismo econômico. Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária(distribuição mais equitativa das propriedades rurais, desapropriando terras improdutivas; prioridade da produção agrícola que visasse o mercado interno), a administrativa, a constitucional, a eleitoral (garantir o direito do voto aos militares de baixas patentes e aos analfabetos), a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional -> abolição da vitaliciedade de cátedra e a liberdade no exercício da docência;).

    Em 13 de março de 1964, foi realizado o Comício de Base em frente à Central do Brasil, no Rio de Janeiro, reunindo cerca de duzentas mil pessoas. Durante o Comício, Goulart anunciou a o de terras improdutivas e retomada de refinarias ao poder público. O Comício de Base e o comunicado do presidente impulsionaram as conspirações de setores conservadores e de direita que desencadearam o .