SóProvas


ID
4200517
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil experimentou, nas últimas décadas, uma transição demográfica acelerada, principalmente, devido à queda acentuada dos níveis de fecundidade. Isso vem provocando mudanças significativas na estrutura etária da população. Conforme se observa na figura a seguir, o formato da pirâmide populacional é típico de uma população em processo de envelhecimento, com a redução da participação relativa de crianças e jovens e o aumento proporcional de adultos e idosos.



Desse modo, o Brasil vive um período de acelerado envelhecimento demográfico, com importantes implicações para indivíduos, famílias e sociedade. Sobre esse contexto, é correto afirmar que

I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda, chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno.
II. em relação à população jovem, além dos problemas econômicos gerados pelas condições no mercado de trabalho, esta situação tem sido comumente relacionada ao aumento da violência e da vulnerabilidade social.
III. a população brasileira de 30 a 59 anos de idade apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos, em todo o período de 2000 a 2030. A Região Norte é a que apresenta os maiores percentuais dessa faixa etária.
IV. idosos é o segmento populacional que mais cresce, 4% ao ano, no período de 2012 a 2022. Essa situação é consequência, primeiramente, da rápida e contínua queda da fecundidade no país, além de ser também influenciada pela queda da mortalidade em todas as idades. V. a vantagem da transição demográfica brasileira é o bônus demográfico e a igualdade regional. Sendo a principal solução para essa questão as mudanças na previdência social.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    COMENTÁRIO DA ALTERNATIVA I

    I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda(verdade), chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno. (COMO ASSIM? está diminuindo a taxa de fecundidade e não vai alterar o número de crianças? claro que vai)

    • Em 2000, a média de filhos por mulher no Brasil era de 2,38. Segundo os dados referentes a 2010, esse índice caiu para 1,9. 
    • FONTE: IBGE: fecundidade no Brasil não supera reposição populacional (terra.com.br)
  • em todas as cidades?