SóProvas


ID
4210420
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado deixou de controlar a Igreja Católica. Era o fim do regime do Padroado. A Igreja passava a ter independência em relação ao governo [...]. O catolicismo deixou de ser religião oficial do Estado. (COTRIM. 1994, p. 277).

No início do período republicano brasileiro, as medidas citadas no texto resultaram na instalação

Alternativas
Comentários
  • FALOU EM DEODORO DA FONSECA, FALOU EM SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO

  • B ) do casamento civil, do registro civil e do atestado de óbito. Galera , antes do fim do padroado a igreja era quem era responsável por tais aspectos , a grosso modo eram " funcionários públicos " do Estado , e por serem demasiadamente céticos e restritos no quesito religião não permitiam diversas coisas , como : casamento alheio a igreja , separação , até para enterros somente os membros da igreja tinham esse privilégio , e etc . No entanto com o fim da figura da igreja como representante do Brasil direitos cívicos foram implantados , entre eles o casamento civil , etc .

    C )de outras religiões, como as igrejas evangélicas, e a legalização das religiões de origem africana.

    antes já podia sim , quando D Pedro II extinguiu o padroado já era permitido , a única regra era que as faixadas dos locais religiosos fossem escondidas para não chamarem atenção , seguindo essa regra , as religiões alheias ao catolicismo poderiam se instalar e fazer tudo normal ! LEMBRANDO , JÁ ERA CORRIQUERO A QUESTÃO RELIGIOSA , O PRÓPRIO D PEDRO II ERA MAÇOM ...