SóProvas


ID
4212754
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Água Branca - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Filariose Linfática (Elefantíase) é considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo.

II. O paciente com ancilostomíase não apresenta qualquer tipo de reação inflamatória, pois essa doença caracteriza-se por causar dores no corpo e febre, apenas.


arque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  Ancilostomíase

    ... No local de penetração do verme na pele forma-se uma pequena reação inflamatória, que provoca coceira.

    Os sintomas típicos da ancilostomose surgem mesmo quando o parasita migra para o intestino delgado. Neste momento, o paciente pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento do gases e dor abdominal.

  • A ancilostomose, também chamada de ancilostomíase, necatoríase, amarelão ou doença do Jeca Tatu, é uma parasitose intestinal muito comum, provocada pelos nematódeos da família Ancylostomidae: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus.

    A ancilostomose é um parasitose com quadro clínico predominantemente gastrointestinal. Antes do verme chagar ao intestino, os sintomas são discretos. No local de penetração do verme na pele forma-se uma pequena reação inflamatória, que provoca coceira. Durante a passagem pelos pulmões, o paciente costuma apresentar tosse seca.

    Os sintomas típicos da ancilostomose surgem mesmo quando o parasita migra para o intestino delgado. Neste momento, o paciente pode apresentar náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, aumento do gases e dor abdominal. A primeira infecção é, habitualmente, a mais sintomática. Conforme o indivíduo se reinfecta repetidamente, a tendência é ele apresentar cada vez menos sintomas.

    O principal problema da ancilostomose é a anemia e a desnutrição, pois o parasito consome sangue e proteínas. Em crianças, pode haver desaceleração do crescimento e alterações no desenvolvimento neurológico. Nas grávidas, a desnutrição e a anemia são ainda mais comuns, e o bebê costuma nascer com baixo peso.