SóProvas


ID
4214368
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As principais razões para a geração de energias limpas é a urgência em limitar o aquecimento global e evitar mudanças climáticas drásticas, a garantia de segurança energética e a redução de custos crescentes em função da exaustão de recursos naturais. As tecnologias limpas são aplicadas para otimizar o uso de recursos naturais e reduzir os impactos ambientais, o que inclui fonte de energia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    Energias limpas, também chamadas de renováveis, são as que não causam poluição pela emissão de substâncias. São elas:

    Solar;

    Eólica;

    Geotérmica;

    Biomassa;

    Biogás;

    Maremotriz;

    Hidrelétrica.

    Bons estudos!

  • Complementando...

    Solar: a energia solar é produzida a partir da radiação solar captada por grandes painéis que possuem células fotovoltaicas, as quais geram energia elétrica por meio de reações química. Uma usina solar é resultado de um grande agrupamento desses painéis. Ela é muito utilizada para aquecer a água do chuveiro e para gerar eletricidade.

    Eólica: a energia eólica é gerada a partir da força dos ventos. São construídas hélices que se assemelham a grandes “cata-ventos” que ao girarem com o impulso eólico produzem energia elétrica. O princípio é o mesmo de uma hidrelétrica, isto é, transformar energia mecânica em eletricidade.

    Geotérmica: devido à geologia, o Brasil não tem como aproveitar a energia geotérmica. Essa energia é proveniente do calor do interior da Terra. As usinas geotérmicas usam a água superaquecida em reservatórios subterrâneos, localizados próximo a superfície ou em áreas mais profundas. O vapor gerado por essas águas causa o movimento das turbinas para produzir energia elétrica. 

    Biomassa: é a matéria orgânica biodegradável que pode ser utilizada para gerar eletricidade ou como combustível. Ela é dividida em obtenção direta, como por exemplo o carvão vegetal que é produzido para fazer churrasco, sua fabricação é feita, normalmente, a partir do tronco do eucalipto. Além disso, a obtenção pode ser indireta, como por exemplo o etanol que é produzido a partir da cana-de-açúcar aqui no Brasil e a partir do milho nos Estados Unidos. 

    Biogás: O biogás é produzido a partir de resíduos orgânicos como lixo e esterco e transformado em gás combustível. A transformação é feita por meio da digestão anaeróbica (sem oxigênio) dos microrganismos que consomem a matéria orgânica e liberam gases como o metano. O gás é utilizado para gerar energia elétrica e pode ser usado para substituir o gás residencial.

    Maremotriz: Semelhante a energia eólica, a diferença é que as hélices ficam embaixo d’água. A energia maremotriz é aquela provida pela variação diária das marés. A ação gravitacional do Sol e da Lua sobre a Terra faz o nível das marés alterar. Quando a maré está alta, a água passa pelas comportas da barragem e enchem o reservatório e quando ela está baixa a água do reservatório é liberada para acionar as turbinas e gerar energia elétrica. O movimento das ondas e das correntes marítimas também contribuem.

    Hidrelétrica (Hidroelétrica): A construção deve ser feita em rios de planalto (encachoeirados), pois quanto maior for a velocidade da correnteza, mais energia a usina conseguirá produzir, uma vez que a força da água faz a turbina girar. Então, essa energia mecânica é transformada em energia elétrica. 

    LETRA A