SóProvas


ID
4216489
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

NA DIABETES INSIPIDUS, NÃO É PRECISO SE

PREOCUPAR COM A PRODUÇÃO DE INSULINA

    Toda vez que entra em um consultório médico, a aposentada Esther França, 43 anos, diz a mesma coisa ao especialista que a recebe. “Tenho diabetes insipidus.” Apesar de o aviso da paciente enfatizar a segunda palavra do nome da doença, médicos e técnicos de enfermagem parecem ouvir apenas a primeira, diabetes, e insistem em espetar o dedo de Esther para exames de glicose no sangue. “Eu canso de repetir que posso comer açúcar tranquilamente e que o meu problema não tem nada a ver com insulina, mas não adianta: falou em diabetes, querem furar meu dedo.” A doença de Esther causa esse tipo de confusão com frequência. Tipo muito raro, pouca gente conhece casos reais da diabetes insipidus, que não interfere no nível de glicose no sangue.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=- ypIzdy1Bkc&list=PL1N1 Eh6d5ckqBoEcmRB8p3JMa5IbUVnXo &index=14 Acesso em: 12 de setembro de 2015.


A diabetes citada no texto pode estar relacionada ao hormônio 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    diabetes insipidus central consiste na ausência do hormônio vasopressina (hormônio antidiurético), o que causa produção excessiva de urina muito diluída. O problema é causado por uma anomalia hormonal e não é relacionado ao diabetes.

  • A diabetes insipidus é como se fosse uma ressaca.

    Se o ADH/vasopressina não está presente, a pessoa perde muita água por meio da micção.

    Na ingestão de bebidas alcoólicas, a hipófise (produtora do ADH) é "anestesiada", implicando a redução de vasopressina na corrente sanguínea.

    Gabarito : (A)