SóProvas


ID
4216630
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O QUE É O VENTO SOLAR?

Nada menos que 1 milhão de toneladas de matéria o Sol ejeta a cada segundo. Ela é formada por elétrons e núcleos de átomos de elementos abundantes na estrela, como hidrogênio e hélio. Acelerados pelo calor solar, eles escapam do seu campo gravitacional. “Esse turbilhão tem um campo magnético próprio que interage com o da Terra e, assim, afeta o nosso planeta”, diz o astrônomo Enos Picazzio, da USP.

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/ Acesso em: 20 de agosto de 2015.


Um desses elétrons que possui a carga elementar de 1,6 ˑ 10–19 C penetra no campo magnético do planeta cuja magnitude vale 1,2 ˑ 10–7 T. Desprezando os efeitos gravitacionais, qual é o raio da trajetória descrita por esse elétron de massa 9,10–31 kg, sabendo que tal partícula penetra perpendicularmente o campo magnético terrestre com uma velocidade de módulo 8 ˑ 106 m/s?

Alternativas
Comentários
  • A solução é possível a partir da fórmula do R=mv/qB, onde R é raio, m a massa, B o valor da intensidade do campo magnético e q a carga da partícula. Essa fórmula pode ser usada toda vez que o vetor velocidade for perpendicular ao campo.

  • demonstrando a fórmula, complemento da resolução do amigo.

    Quando a partícula é lançada perpendicularmente ao campo magnético, pela regra do "tapa", nota-se que a força magnética atuará como força centrípeta, pois estará perpendicular a velocidade.

    dessa forma:

    Fm=Fc

    q.B.v.sen@ = m.v^2 / R

    (o angulo @ é o formado entre a velocidade e o campo magnético, devido a ele ser 90 o seno será 1)

    ficando:

    q.B.R=m.v

    chegando na fórmula:

    R=mv/qB

    Basta substituir os valores.

    BRASIL!