SóProvas


ID
4217824
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente os seguintes excertos:

“A imprensa nacional pôde conhecer melhor o governador de Alagoas a partir dos ataques violentos que ele começou a fazer contra Sarney. A imagem do homem público ‘moderno’, campeão de luta contra a corrupção e ‘caçador de marajás’ passou a ser amplamente divulgada pelos meios de comunicação. O político rico, bem vestido, bronzeado, esportista e que dominava o inglês e o francês fez sucesso no Brasil. (...)”

MOTA, Miriam B., BRAICK, Patrícia R.
História: das cavernas ao terceiro milênio.
1ª ed. São Paulo: Moderna, 2005, p.191.


“(...) Milhões de dólares captados durante a campanha foram desviados por PC, que arcava até com as despesas particulares do presidente e sua esposa. Todos os dias circulavam notícias sobre desvio de dinheiro, uso de verbas públicas com fins particulares, superfaturamento de obras, propinas cobradas por empreiteiras e concorrências fraudulentas. Ministros deixaram seus cargos e a primeira-dama, afastada da presidência de honra da Legião Brasileira de Assistência (LBA), foi acusada de corrupção”.

BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.;
SCHNEEBERGER, Carlos Alberto. História: volume único
para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2004, p.465


Apesar de abordarem temas bem atuais, os trechos acima foram publicados em 2005 e 2004, respectivamente, e fazem menção

Alternativas
Comentários
  • A alternativa já é autoexplicativa.

    ''ao apoio da grande mídia a Fernando Collor de Mello que, depois de eleito presidente em 1989, renunciou devido um processo de impeachment, em meio a acusações feitas pela mídia e por seu próprio irmão''.

    O irmão do Fernando Affonso Collor de Mello , Pedro Collor , denunciou um esquema que envolvia desvio de dinheiro publico. O esquema envolvia o chefe de campanha de Fernando Collor, PC Farias.

  • LETRA E.

    Para complementar, Collor ainda pensando que seu governo era popular, pedia em rede nacional para que os brasileiros saíssem as ruas vestidos com as cores e bandeira do Brasil para mostrar que o impeachment era uma afronta ao real desejo do povo, mas para sua surpresa, as pessoas foram as ruas sim como forma de protesto, mas vestidas de preto, simbolizando o luto ao governo de seu atual presidente e os caras pintadas, ligas de estudantes que saíram as ruas pedindo a retirada de Collor do Poder.