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ID
425191
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre padrões de projeto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra E não pode ser por se tratar da definição de :

    Observer
    é um padrão que define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente.
  • Mnemônicos criados por um TIMaster.
    Padrões de criação : A fabrica abstrata constrói um protótipo único
    Factory Method, Abstract Factory, Builder, Prototype, Singleton

    Padrões estruturais: A ponte adaptada é composta de decorações na fachada para o peso mosca se aproximar.
    Bridge, Adapter, Composite, Decorator, Facade, Flyweight, Proxy

    •  a) Façade é um padrão comportamental estrutual que disponibiliza uma interface única para acessar funcionalidades implementadas por diferentes classes.
    • b) Composite é um padrão estrutural utilizado para representar um objeto que é constituído pela composição de objetos similares a ele.
    • c) Command State é um padrão comportamental usado para permitir que um objeto altere o seu comportamento quando o seu estado muda.
    • d) Singleton Builder é um padrão comportamental criacional que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
    • e) Strategy Observer é um padrão que define uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente.
  • a) E - Façada é padrão estrutural

    b) C

    c) E - Definição de State

    Command: padrão comportamental que permite encapsular solicitações como objetos de forma a permitir que sejam enfileiradas, parametrizadas, gerem log e sejam desfeitas. 

    d) E - Builder - que é padrão de criação e não comportamental

    Singleton - padrão de criação de objetos com o objetivo de garantir que haja uma única instância de um objeto e com ponto de acesso global.

    e) E - definição de Observer - padrão comportamental

    Strategy - padrão comportamental que permite que uma família de algoritmos seja encapsulados como objetos possam ser intercambiáveis dinamicamente. 


  • Excelente questão para aprender os Padrões de Projeto GoF:

    a) E. Embora a descrição esteja correta, Façade não é um padrão comportamental e sim de estrutura.

    b) C.

    c) E. Realmente é um padrão comportamental, porém o padrão que permite que altere o comportamento do objeto quando seu estado muda é o State e não o Command.

    d) E. Primeiramente Singleton é um padrão de criação e quem separação a construção ... é o padrão Builder. Singleton garante que uma classe tenha apenas uma instância e provê um ponto de acesso global a ela. 

    e) E. Está descrevendo o padrão Observer e não o Strategy. O padrão Strategy define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e permite trocar entre eles quando for necessário.