SóProvas


ID
431191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos princípios fundamentais da contabilidade
e às demonstrações contábeis, julgue os próximos itens.

O Conselho Federal de Contabilidade, ao tratar da estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, menciona as doações recebidas como exemplo de um ativo, passível de reconhecimento no balanço patrimonial, pois, embora haja ausência de um gasto, há evidência de obtenção de benefícios futuros.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Item 4.14 do CPC 00 (R1):

    Há uma forte associação entre incorrer em gastos e gerar ativos, mas ambas as atividades não são necessariamente indissociáveis. Assim, o fato de a entidade

    ter incorrido em gasto pode fornecer uma evidência de busca por futuros benefícios econômicos, mas não é prova conclusiva de que um item que

    satisfaça à definição de ativo tenha sido obtido. De modo análogo, a ausência de gasto relacionado não impede que um item satisfaça à definição de ativo e se

    qualifique para reconhecimento no balanço patrimonial. Por exemplo, itens que foram doados à entidade podem satisfazer à definição de ativo.

     






  • Reconhecimento de Ativos:
    De acordo com o CPC 00, item 89  "Um ativo é reconhecido no BP quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser determinado em bases confiáveis."

    Portanto, mesmo sendo uma doação, se é possível determinar seu valor, este bem será reconhecido no ativo.
  • Não adianta brigar com a banca, né! Mas a questão está incompleta, pois é preciso que o valor possa ser estabelecido em bases confiáveis e no presente caso não há afirmação nesse sentido. Ao meu ver, estaria errada!

  • Sempre achei que  doações fossem consideradas RECEITAS registradas na reserva de lucros como um incentivo fiscal.....

    -Alguem pode me ajudar?

  • CERTO

     

    Rebimboca, 

     

    Para a doação de um imóvel, lembre-se da simultaneidade no confrontamento das contas de resultado:

     

    D - Imóveis (ANC - Imobilizado)

    C - Superveniência Ativa (receita)

  • A rigor não seria o CFC que trata da estrutura conceitual, mas o CPC do qual membros do CFC fazem parte. Ou não?

  • Superveniência Ativa !!

    Devemos lembrar também que para ser registrada deveria ter um valor passivel de ser reconhecido com confiabilidade. Como incompleto para o CEBRSPE não é errado GABARITO : CERTO

  • Superveniência ativa - como uma doação recebida

    D - Imóvel (A)

    C - Receita com doação

  • Questão boa. O gabarito é certo. Lembrando que a obtenção de benefícios econômicos futuros não precisa ser certa, pode ser potencial, ou seja, que pode existir em pelo menos uma circunstancia.

    4.14 Um recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos. Para que esse potencial exista, não precisa ser certo, ou mesmo provável, que esse direito produzirá benefícios econômicos. É necessário somente que o direito já exista e que, em pelo menos uma circunstância, produzirá para a entidade benefícios econômicos além daqueles disponíveis para todas as outras partes.

    4.15 Um direito pode atender à definição de recurso econômico e, portanto, pode ser um ativo, mesmo se a probabilidade de que produzirá benefícios econômicos for baixa. Não obstante, essa baixa probabilidade pode afetar decisões sobre quais informações fornecer sobre o ativo e como fornecer essas informações, incluindo decisões sobre se o ativo é reconhecido (ver itens de 5.15 a 5.17) e como é mensurado.