SóProvas


ID
43687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, sobre requisitos em projetos de software.

I - O rastreamento de requisitos é de grande importância para conduzir análises de impacto quando há mudanças em requisitos.

II - O acrônimo FURPS+ se refere aos requisitos não funcionais das categorias de Feasibility, Usability, Reliability, Performance e Supportability.

III - Um requisito pode conter, além da especificação, atributos que sirvam ao seu gerenciamento.

IV - Casos de uso são descrições da interação entre um ator e o sistema e, portanto, especificam apenas requisitos funcionais.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • FURPS+ (Functionality, Usability, Reliabilty, Performance, Supportability) o sinal de (+) significa outros requisitos não funcionais.
  • FURPS+ é um sistema para a classificação de requisitos, o acrônimo representa categorias que podem ser usadas na definição de requisitos, assim como representa atributos de Qualidade de Software, sendo ele parte do Rational Unified Process (RUP).Os requisitos, funcionais ou não, estarão contidos nestas categorias. Então FURPS+ não são requisitos não funcionais e sim categorias classificadoras de requisitos.
  • URPS+ é um sistema para a classificação de requisitos, o acrônimo representa categorias que podem ser usadas na definição de requisitos, assim como representa atributos de Qualidade de Software, sendo ele parte do Rational Unified Process (RUP):Functionality (Funcionalidade) – representa todo aspecto funcional do software, ou seja seus requisitos. É uma categoria com diversas subcategorias que variam de acordo com a aplicação. Sua medição considera, principalmente, o cumprimento dos requesitos especificados.Usability (Usabilidade) – é o atributo que avalia a interface com o usuário. Possui diversas subcategorias, entre elas: prevenção de erros; estética e design; ajudas (Help) e documentação; consistência e padrões.Reliability (Confiabilidade) – refere-se a integridade, conformidade e interoperabilidade do software. Os requisitos a serem considerados são: freqüência e gravidade de falha; possibilidade de recuperação; possibilidade de previsão; exatidão; tempo médio entre falhas (MTBF).Performance (Desempenho) – avalia os requisitos de desempenho do software. Podendo usar como medida diversos aspectos, entre eles: tempo de resposta, consumo de memória, utilização da CPU, capacidade de carga e disponibilidade da aplicação.Supportability (Suportabilidade) – os requisitos de suportabilidade agrupam várias características, como: testabilidade, adaptabilidade, manutenibilidade, compatibilidade, configurabilidade, instalabilidade, escalabilidade, localizabilidade entre outros.
  • O acrônimo FURPS+ não se refere apenas a requisitos não funcionais. O 'F' se refere a Funcionalidade, que é um requisito funcional.

    O acrônimo se refere ao requisito funcional Funcionalidade, aos requisitos não funcionais Usabilidade, Confiabilidade (Reliability), Desempenho (Performance) e Suportabilidade, e também a outros requisitos não funcionais (daí o + ao final do acrônimo).

  • O item I cai em gerenciamento de requisitos, onde são feitas tabelas de rastreamento dos mesmo. É possível através das tabelas de rastreamento ver como um requsito influencia em outro, ou em uma caracterísctica do sistema, ou de interface, e etc.

    III - O levantamento de requisitos possui algumas fases: concepção (onde é o início, onde uma oportunidade de negócio é descoberta, onde um cliente entra em contato com uma empresa pedindo serviços...é onde ocorrem várias perguntas livres dos analistas de software para os interessados. Tudo para obter o maior número de informações possíveis); levantamento de requisitos (onde a equipe sabe que os mesmos irão se alterar durante o desenvolvimento da engenharia de software); elaboração (onde é feito um refinamento dos requisitos, além do acréscimo de mais); negociação (onde são refinados os requisitos, retirando as ambiguidades e conflitos); especificação (documento que será a base para averiguar a qualidade); gestão de requisitos (administração dos requisitos, acompanhamento dos mesmo quanto a alterações: criação de tabelas de rastreamento).

    Assim sendo, um requisito não tem somente especificação, mas tem também um rastreador. Essas tabelas (são de vários tipos) fazem um cruzamento entre os requisitos e aspectos do software, outros requisitos e etc.

    IV - um caso de uso pode especificar requisitos não-funcionais. Ex: Ao clicar em um botão, o sistema deverá responder em menos de um segundo, mostrando a resposta em um página diferente e forma gráfica.
  • Pessoal, vamos aos erros da questão: O acrônimo se refere ao requisito funcional Funcionalidade, aos requisitos não funcionais Usabilidade, Confiabilidade (Reliability), Desempenho (Performance) e Suportabilidade, e também a outros requisitos não funcionais, o + ao final do acrônimo.

    Resposta: B