SóProvas


ID
440851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações da contabilidade comercial
e da análise econômico-financeira, julgue os seguintes itens.

Se o custo de uma dívida contraída pela empresa para financiar aumento de seus ativos operacionais for superior ao retorno obtido pela utilização desses ativos, a empresa deverá buscar esses recursos por meio de capitais de risco.

Alternativas
Comentários
  • Essa parada ta errada, se o custo de obter o ativo for superior ao seu beneficio operacional é claro que a empresa não deve contratar recurso de alto risco, além de ficar iliquida a empresa corre o risco de falir mais rápido ainda...
  • até onde sei, nessa situação a empresa deveria recorrer prioritariamente ao capital próprio p financiar já que o capital de terceiro gera menos lucro (pq tem taxa de juros alta) no seu uso qdo comparado ao uso do cap. próprio.
    tb n concordo c o gabarito
  • CERTA.

    Pessoal, a questão está correta e não contém nenhum erro. Primeiramente para entedermos a questão é necessário saber o que significa Capital de Risco. Primeiro ponto a ser destacado deve ser relacionado ao nome Risco no termo Capital de Risco, pois nada tem haver com risco gerado para empresa, mas sim com uma pequena margem para o investidor, pois todo investimento existe um pequeno ou alto risco. Então vejamos, Capital de Risco é o capital conquistado por meio da participação de novos investidores no capital social da empresa, esta para ser atrativa deve ter bons projetos de desenvolvimento e um potencial grande de crescimento. Portanto, os investidores injetam capital na empresa na expectativa que ao final do investimento a empresa tenha crescido e se desenvolvido para, enfim, recuperar o capital investido e o ganho de sua respectiva rentabilidade.

    Então vejamos, a questão informa que a empresa quer buscar empréstimo para financiar seus ativos operacionais, porém a taxa de juros é maior do que o retorno obtido pela utilização desses ativos (Lucro Líquido/Ativo Operacional). Logo, não é viável a contratação desse empréstimo visto que o retorno que os ativos operacionais proporcionam para empresa é menor que os juros do empréstimo, portanto, a empresa vai pagar mais juros e não será eficiente esse negócio à empresa. Portanto, é melhor para a entidade buscar investimo por meio de Capital de Risco.

    Espero ter ajudado. Boa Sorte!!
  • Capital de risco é uma modalidade de investimento utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação.

    Chama-se capital de risco não pelo risco do capital, porque qualquer investimento, mesmo a aplicação tradicional, em qualquer banco tem um risco, mas pela aposta em empresas cujo potencial de valorização é elevado e o retorno esperado é idêntico ao risco que os investidores querem correr.

    Este modelo de investimento é feito através de sociedades especializadas neste tipo de negócio denominadas Sociedades de Capital de Risco. Estas sociedades além do contributo em capital, ajudam na gestão e aconselhamento.

    Este financiamento está associado a negócios que estão a iniciar, em fase de expansão ou em mudança de gestão. Qualquer destas situações tem um risco muito elevado associado à incerteza do projecto em que a empresa se encontra, não se pode considerar como a solução mas sim uma solução.

  • ótimo Paulo Brito. Objetivo e transparente.

     

    Obrigado.

  • De maneira prática, Se você quer emprestar seu dinheiro(credor), qual das duas opções vc irá escolher? Para uma instituição(banco) para obter juros ou para uma empresa (bolsa) para obter ações e ficar na esperança se elas valorizam ou não com a possibilidade ainda de a empresa falir? Sabendo desse risco as empresas ao ofertarem ações ou debentures elas precisam ofertar maiores juros que os investimentos denominados "livres de risco" ( poupançca e etc). Isso é o capital de risco

  • Quanto maior o risco maior o retorno.