SóProvas


ID
44218
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para acessar os computadores de uma empresa, os funcionários devem informar a matrícula e uma senha de acesso para a realização das suas atividades. A respeito desse controle, é correto afirmar que:

I. Visa a segurança da informação.
II. Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas.
III. Controla o acesso aos sistemas de informação da empresa.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segurança da Informação é procedimento técnico realizado pelos auditores e técnicos de informática para controlar acesso a equipamentos e programas de computador. Uma das técnicas para aumentar a segurança da informação é o uso de senhas (fortes), que serve para autenticar e controlar acesso aos sistemas
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "D", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • "II.Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas."

    Ao meu ver este item está errado porque o procedimento indicado na questão não EVITA o acesso indevido a documentos confidenciais presentes nos computadores ou sistemas da empresa, mas apenas DIFICULTA esse tipo de acesso.  Nenhum sistema de segurança pode evitar completamente algum tipo de invasão.
  • A matrícula do funcionário e a senha:

    II. Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas e internas.

  • Bem, eu entendi que a banca quis dizer que PESSOA EXTERNA se refere a alguém que possa tentar acessar a máquina de forma remota de uma  rede externa, no entanto, após o invasor conseguir acesso a rede interna ele precisaria quebrar a senha do usuário da máquina para ter acesso aos arquivos desta. Creio que essa questão seria passível de anulação com uma argumentação mais aprofundada.

  • Se uma pessoa terceirizada que estiver trabalhando na empresa (pessoa externa) tentar entrar num sistema ao qual ela não deveria estar tentando usar. Ela será impedida pois não possui a senha de acesso e nem uma matrícula válida.


    II. Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas. --> Alternativa correta. A Banca é maluca, ou bebeu cachaça de milho?

  • acredito que a afirmativa II esteja incorreta pelo termo "Evita", tendo em vista que NENHUM sistema de segurança é 100% seguro. Sempre existe uma margem de insegurança... No exemplo dado, por exemplo, alguém externo poderia se utilizar da senha e login de outra pessoa para acessar tais documentos.

  • Concordo com o Waldyr Júnior. Esta questão apresenta incompleta porque não mencionou as pessoas internas.

    "Evita o acesso indevido a documentos confidenciais por parte de pessoas externas e internas." 

    Dentro de uma empresa, existem formas de bloquear pastas para certos tipos de usuários. Isso se aplica para qualquer pessoa, interna ou externa. 

  • Questão ambígua. Eu acho um absurdo ter de se matar de estudar e depois cair essas porcarias de questões com ambiguidade.

    A proteção do sistema é contra todos os tipos de pessoas, tanto internas como externas.

    Então já que a resposta II está errada, significa que pessoas externas têm legitimidade total para entrar na empresa, distrair os funcionários e hackear o sistema?

    Ah, façam-me o favor!

  • CONCORDO COM MARCIOTSR UMA VEZ QUE O SIMPLES USO DE SENHA POR ÓBVIO NÃO "EVITA" O ACESSO DE PESSOAS ESTRANHAS.  APENAS DIFICULTA ESSE ACESSO, POIS MESMOS SENHAS PODEM SER QUEBRADAS, SEM FALAR DOS ACESSOS INDEVIDOS POR AUSÊNCIA OU DEFICIÊNCIA DO FIREWALL.

  • Também errei a questão...

    Mas analisando posteriormente, o item não tem relação com "INTERNA" e "EXTERNA", menos ainda com acesso indevido. É simples, quando a banca fala em documentos, a mesma não deixa claro se são documentos digitalizados ou não. Sendo assim, o acesso a partir de matrícula e senha não evita que pessoas externas acessam documentos físicos.

  •      Evita sim! Evitar não tem significado de impedir totalmente. 

         O examinador não pode atribuir significado a palavra que não o tem.  No caso de disputa de argumentações usa seu orgulho e abuso de poder para cometer uma injustiça.


          As questões devem ser objetivas, como o obriga a CF88. 

          A fim de se evitarem faltas de qualidade no sentido das questões, sugiro que todas estas sejam supervisionadas por uma comissão de conceituados professores de português.

        Lamentável que examinadores não tenham domínio, nem da gramática, nem da semântica.

        Concurso deveria ser ¨coisa¨ séria.

  • Banquinha desgramada!

    Quer fazer uma questão mais "difícil", mas pisa na bola. PQP!

  • Se não evita 100%, então não controla 100% também?

  • Confidencialidade-Criptografia