SóProvas


ID
442681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-TO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.

I Um objeto, quando mapeado em uma representação de software, consiste de duas partes: uma estrutura de dados privada; e os processos, que são relativos às operações ou métodos.

II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.

III Um ator é um objeto que pode operar e pode ser operado por outros objetos.

IV Cada classe descreve um conjunto infinito de objetos individuais. Um objeto pode ser definido como uma instância de uma classe.

V Cada atributo é único dentro de uma instância.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias. Errado

    Explicação Geral:

    Em orientação a objetos, uma classe é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com caracteristicas similares. Uma classe define o comportamento de seus objetos através de métodos e os estados possíveis destes objetos atravéz de atributos.

    Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse QUE NÃO POSSUI INSTÂNCIAS. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta - a parte genérica dessa funcionalidade - que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico seu.

    Uma classe abstrata normalmente possui métodos abstratos. Esses métodos são implementados nas suas classes derivadas concretas com o objetivo de definir o comportamento específico. O método abstrato define apenas a assinatura do método e, portanto, não contém código.

    Por outro lado, as classes concretas implementam todos os seus métodos e permitem a criação de instâncias. Uma classe concreta não possui métodos abstratos e, geralmente, quando utilizadas neste contexto, são classes derivadas de uma classe abstrata.

  • II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias. 
    Classe abstrata não possui instâncias. É utilizada tão somente em uma hierarquia de herança.

    IV Cada classe descreve um conjunto infinito de objetos individuais. Um objeto pode ser definido como uma instância de uma classe.
    A afirmação de que a classe é um conjunto infinito de objetos é muito forte, o que se acha em bibliografias é que a classe é um conjunto possivelmente infinito
  • II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.
    Não tem nada haver isso aí. Tá muito errado.

    III Um ator é um objeto que pode operar e pode ser operado por outros objetos.
    Tá errado também. Um ator não é um objeto e não pode ser operado por outros objetos.

    Afirmativas corretas são I, IV e V.
  • I - uma estrutura de dados privada? Não pode ser tudo público? Ou privada no sentido de individual? Só aí estaria correto.

    II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.  -> Sem comentários
    IV -  é um conjunto infinito de objetos. Pensando teoricamente (como Turing, na sua máquina teórica com fitas infinitas que tem o seu nome) estaria correto.
  • Corretas I, III e IV - Lembrando que um sistema pode ser um ATOR, logo ele pode operar e pode ser operado.

    V - errada. É preciso lembrar dos atributos de classe - static, cujo conteúdo é "compartilhado" entre todos os objetos da classe.

  • II: Classe abstrata não possui instâncias. 
    III: Ator: Um objeto que pode operar sobre outros objetos, mas nunca é operado por outros

     

  • o que a cespe quis dizer com:

    Cada atributo é único dentro de uma instância.

    ???

    Pensei em atributos estáticos e multivalorados(vetores) e errei...