SóProvas


ID
443950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ainda com relação a conceitos de informática, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao softwareque é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
  • Questão extremamente mal formulada. A grande restrição do software livre é quanto a não permitir que alguém se apodere dele, ou seja, eu não posso pegar um sofware livre, fazer modificações e vender, portanto há restrições quanto à forma de redistribuição do software livre.
  • Olá

    Não concordo.
    Não vi ainda um software livre com direitos autorais. Por ser livre, posso modificá-lo, vendê-lo, copia-lo e por ai vai.
    A grande questão é: Pra quê que eu vou comprar um linux se eu posso recebê-lo de graça? 

    Abraço a todos.
  • Muitas pessoas associam o conceito de software livre ao fato de não poder ser vendido, o que não é verdade. De fato, posso comercializar o software livre. Porém, o que não é possível, em hipótese alguma, é que eu possa fechar o SO para que ninguém o modifique, estude, ou até mesmo comercialize o sistema.

    Ou seja, mesmo que eu venda outras pessoas podem modificar.
  • software livre
    * tem autoria
    * licença pública (GPL)
    *código fonte aberto
    Não existe pirataria de software livre! 
    É um programa de pc que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído.
    Concede ao usuário direitos de executar o programa, estudar o código fonte e adaptá-la as suas necessidades.
    Redistribuir cópias, aperfeiçoar e comercializar o programa.
  • O gabarito dá como alternativa correta  a letra "B". Por que a letra "d" é falsa?

    Obrigada.
  • Não entedi, errei a questão. Por que ele pode ser modificado?
  • a) Sistema operacional é um aplicativo que tem como função principal a edição de textos e figuras.
    Sistema operacional,é por exemplo o Windows,LInux é uma interface grafica de janelas comandos e etc...
    Aplicativos são programas com fim determinado, como por exemplo editores de texto, planilhas eltrônicas, banco de dados,etc.


    b)  Um software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. CORRETO

    c) Arquivo é a parte física da memória que retém informações com tamanho pré-definido.
    arquivo ou ficheiro  é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica, registrados no disco rígido de um computador.

    d)Pasta é um tipo de disco que armazena informações de documentos de forma ordenada.
    Um segundo conceito importante é o de pasta, também chamada de diretório. Uma pasta, ou diretório, é muito semelhante a uma pasta de escritório: é utilizada para se agrupar vários arquivos (documentos). Cada pasta é identificada por um nome.
  • Software livre: Permite direitos especiais aos usuários e criadores. Pode-se usar onde quiser, copiar, distribuir, estudar e modificar o código-fonte.

    Possui licença pública(GPL) que afirma as melhorias obtidas por meio da modificação do código-fonte terão de ser repassadas, cobrando ou não por isso. Nada impede que o software livre seja pago.
  • Nossa deu um nó na minha cabeça agora....
    Como pode não haver restrição se há uma restrição notória quanto ao fato de não poder fechar o código fonte???
    Algum NERD esclareça-me!!!!!!!
  • Sobre a letra B (resposta da questão) encontrei isto:

    Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essas liberdades, os usuários (tanto individualmente quanto coletivamente) controlam o programa e o que ele faz por eles.Quando os usuários não controlam o programa, o programa controla os usuários. O desenvolvedor controla o programa e, por meio dele, controla os usuários. Esse programa não-livre e “proprietário” é, portanto, um instrumento de poder injusto.Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”.Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

    1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).

    2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

    4. A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
       

    Um programa é software livre se os usuários possuem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, modificadas ou não, gratuitamente ou cobrando uma taxa pela distribuição, a qualquer um, em qualquer lugar. Ser livre para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que você não deve ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo.Você também deve ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente ou em seu trabalho ou lazer, sem sequer mencionar que eles existem. Se publicar suas modificações, você não deve ser obrigado a avisar ninguém em particular, ou de qualquer modo em particular.A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa ou organização é livre para usá-lo em qualquer tipo de sistema computacional, ou para qualquer tipo de trabalho e propósito, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou qualquer outra entidade específica. Nessa liberdade, é o propósito do usuário que importa, não aquele do desenvolvedor; você, como usuário, é livre para rodar o programa para seus propósitos e, caso você o distribua a outra pessoa, ela também será livre para executá-lo com os propósitos dela, mas você não é intitulado a impor seus propósitos sobre ela.

    Para que as liberdades 1 e 3 (a liberdade de modificar e a liberdade de publicar versão melhoradas) tenham sentido, você deve ter acesso ao código-fonte do programa. Por consequência, acesso ao código-fonte é uma condição necessária para o software livre. Código-fonte “obscurecido” não é código-fonte real e não conta como código-fonte.A liberdade 1 inclui a liberdade de usar sua versão modificada em lugar da original. Se um programa é entregue num produto projetado para rodar a versão de outra pessoa, mas se recusa a rodar a sua — prática conhecida como “tivoização”1, “travamento” ou ainda (na terminologia perversa de seus praticantes) como “boot seguro” — a liberdade 1 se torna ficção teórica ao invés de liberdade prática. Isso não é suficiente. Em outras palavras, esses binários não são software livre mesmo que o código-fonte a partir do qual foram compilados seja livre.

  • Kássio, eu particularmente entendo que a restrição aludida na questão se refere à distribuição.

    "Um software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição".

    No entanto, levando em conta sua interpretação, é bom não viajar muito no termo sem restrição, cuja intenção é muito mais contrapor-se aos softwares comerciais, estes sim de restrições notórias.

  • Eu ja respondi uma questão similar e o gabarito deu como errada a alternativa  b) Um software livre pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.




    questão questão polêmica pois há restrições (não pode ser modificado livremente). Fica o alerta.
  • Gente, o fato de o software ser livre (podendo, ser usado, copiado, estudado, modificado etc), não significar dizer que TODOS podem fazer todas estas ações. Existem níveis de acesso, dependendo do usuário. Assim, um usuário com "maior patente" vai poder realizar mais ações que um usuário comum. De qualquer forma, é autorizada a modificação do software. Por isso a alternativa B é verdadeira.
  • Eu escolhi a alternativa d), pensando que a pasta é um disco. Ai vem a pergunta a pasta seria o quê?

    Desde já agradeço.

  • O CESPE numa questão anterior considerou a referida questão com errada, a correção seria  "com ou sem restrição".

  • A) Sistema operacional, como o próprio nome ja diz, opera o computador.

    B) Certa!

    C) Arquivo é parte lógica, ou seja está dentro do software.

    D) A pasta armazena arquivos, documentos, programas etc.


    acho q é isso kk

  • A - Errada, o sistema operacional pode ser definido como um conjunto de arquivos (dados e programas) que prepara o ambiente para que o usuário possa utilizar qualquer programa no computador. Efetivamente, ele torna o computador “operacional”, pois assume o controle integral da máquina quando é carregado, gerenciando os dispositivos mais importantes do computador, como a CPU, unidades de entrada e saída e as memórias.

     

    B - Certasoftware livre caracteriza-se por ter o código é aberto, ou seja, qualquer pessoa tem acesso ao código fonte do sistema, e é de livre distribuição, o que significa que qualquer pessoa pode obter o software gratuitamente, copiá-lo e distribuí-lo.

     

    C - Errada, arquivo é um dispositivo lógico, ou seja um conjunto de dados que podem ser acessados por um computador, como um documento, uma foto ou uma música, por exemplo, e não é um componente físico.

     

    D - Errada, Um HD permite armazenar uma enorme quantidade de arquivos – dependendo da capacidade do dispositivo, esta quantidade pode chegar a milhões de arquivos – e, portanto, necessita estar sempre muito bem organizado para evitar perda de tempo quando se precisa abrir um determinado arquivo. Para fazer esta organização, o HD é então dividido em áreas, que por sua vez guardarão arquivos de um determinado tipo (exemplo: músicas, imagens, documentos, planilhas, apresentações, etc) ou pertencentes a um mesmo projeto. Estas áreas são chamadas de diretórios (no Windows, os diretórios são chamados de pastas). Quando um sistema operacional é instalado em um HD, são criados diretórios para armazenar os arquivos do próprio sistema, bem como diretórios para armazenar os objetos dos usuários do sistema. Um diretório pode conter outros subdiretórios, ou seja, uma pasta pode conter outras pastas, chamadas de subpastas.

  • Explicação para a letra D: a pasta não é um tipo de disco e sim uma estrutura dentro do disco. Ou seja, pasta  é o nome que damos a certas “gavetas” no disco.

    Pastas são estruturas que dividem o disco em várias partes de tamanhos variados, como cômodos em uma casa.

    Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas.

    As pastas são comumente chamadas de Diretórios.