SóProvas


ID
443992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca do comando useradd - m username - G floppy, utilizado nas configurações padrão do Linux, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para maior entendimento deste comando:
    http://linux.about.com/od/commands/l/blcmdl8_useradd.htm
  •  a) Esse comando permite definir privilégios de leitura/escrita em /dev/fd0 para username ao adicioná-lo ao grupo floppy. O username também é adicionado ao grupo default especificado na instalação padrão em /etc/default/useradd.

    Questão correta: sobre o comando
     useradd - m username - G floppy
  • Abaixo, alguns exemplos uteis no estudo do comando adduser:
    #Cria o usuário  root# adduser leocosta    #Cria o usuário com comentário  root# adduser -c "Meu nome completo" leocosta    #Cria o usuário definindo o HOME e a data em que a conta irá expirar.  root# adduser -d /tmp/leocosta -e 2007-09-12 leocosta    #Cria o usuário em outro grupo - supondo que há no meu sistema um grupo chamado cpd.  root# adduser -g cpd leocosta    #Cria o usuário inserindo ele em outros grupos sem alterar o seu grupo padrão.  root# adduser -G cpd leocosta    #Cria o usuário sem diretório HOME  root# adduser -M leocosta    #Cria o usuário com o padrão definido no /etc/skel  root# adduser -m leocosta    # Cria o usuário com o mesmo UID de um usuário existente no sistema - Imaginamos que há um usuário no sistema cujo UID dele é 500.  root# adduser -o --uid 500 leocosta    #Cria um usuário definindo o shell padrão  root# adduser leocosta -s /bin/bash    #Cria o usuário mas ele não pode logar no sistema, por que não possui um shell  root# adduser leocosta -s /sbin/nologin
    Fonte: http://www.dicas-l.com.br/arquivo/comando_adduser_completo.php#.UYJk06KRCqc
  • useradd Este comando cria um novo usuário sem alocar recursos.

    A opção -M é usada para criar um novo usuário sem criar nenhum diretório inicial para esse usuário. Quando um usuário desse tipo efetuar login em um sistema que acabou de ser inicializado, seu diretório de login provavelmente será o diretório raiz; quando um usuário desse tipo efetuar login em um sistema usando o comando su, seu diretório de login será o diretório atual do usuário anterior. O administrador do sistema é responsável por colocar os arquivos de usuário defaut no diretório / etc / skel / (ou qualquer outro diretório de esqueleto especificado em / etc / default / useradd ou na linha de comando).

     

    Para que seja possível logar no sistema o usuário deverá ter um username (login) e uma senha (password). Para que isso seja possível usaremos os comandos "useradd" e "passwd". Abaixo explicarei como é a sintaxe dos comandos e suas opções: -g - Especifica o grupo do usuário.

    No Linux, o disquete (floppy) é geralmente / dev / fd0 (equivalente a: no Windows).