Enunciado mal escrito, confuso e errado. O por que conferi na prova, e está realmente assim. Não basta estudarmos muito, ainda temos que traduzir questões bizarras.
"O turnover não é uma conseqüência de certos fenômenos localizados interna ou externamente à organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal. "
Tá de brincadeira, né? Chiavenato diz justamente o contrário.
"Chiavenato (2009) afirma que a rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito ou conseqüência de certos fenômenos localizados interna ou externamente à organização, e que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal."
www.abrhrs.com.br/content/artigo_download.php?id=532
"Esta pesquisa tem por objetivo analisar as condicionantes para o turnover numa indústria de grande porte. A rotatividade de pessoal é a conseqüência de alguns fatores, que podem ser eles internos ou externos à organização."
http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_2784.pdf
"A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito, a conseqüência de certos fenômenos localizados interna e externamente à organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal."
(Recursos humanos: ed. Compacta, 7 ed. São Paulo: Atlas, 2002. CHIAVENATO, 2002, p. 184)
Quanto à resolução da questão: todas as alternativas apresentam fenômenos internos, exceto a "A", pois a conjuntura econômica é um fator externo.
Portanto, correta a letra "A".
gab:"A"
Turnover e um exemplo onde a uma rotatividade de pessoal. Em outras palavras, é a entrada e saída de empregados de uma organização em um período de tempo. Quanto maior for o turnover, em regra, menor é a saúde organizacional. Pode ser indicativo de problemas de gestão de carreiras, salários, clima ou cultura organizacional, por exemplo. Empresas com turnover muito alto têm dificuldades em manter talentos e em trabalhar adequadamente a gestão do conhecimento.
As outras alternativas b,c,d,e tem como referencias a variáveis internas