SóProvas


ID
446473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos básicos de informática e do sistema
operacional Linux, julgue os itens seguintes.

O pendrive permite ampliar a capacidade da memória RAM, uma vez que possui capacidade de armazenamento de diversos kbytes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    Como memória ram não é possível, o que pode ser feito é utilizá-lo como Ready-Booster. Essa funcionalidade permite que você use a memória de dispositivos flash em favor da memória cachê do computador. Quando você pluga um pen drive, por exemplo, em um PC com Vista, o próprio sistema operacional sugere essa ação automaticamente – num menu com as outras opções possíveis. Pode ser feito no Windows 7 também. Fiz no meu PC agora mesmo, Clique com o botão direito em cima do dispositivo de memória, seja ele um pen drive ou não, vá em Propriedades, Na aba Ready Booster, clique em "Dedicar esse dispositivo ao Ready Booster"e depois em "Aplicar". Pronto, será dedicada para otimizar seu sistema essa memória, isso não será expansão da memória RAM, é apenas um recurso pra desafogar o seu PC.

    Essa imagem é do Vista.

    ready_boost_350
  • Só salientando que a questão fala do sistema LINUX, e não Windows(s)
  • Em Windows 7 é possível adicionar extra RAM pelo flash drive, o que é diferente de Ready Boost:
    1- formatar o flash drive, apagando tudo, até arq. escondidos.
    2- Propriedades de Meu computador, avançado e configurações.
    3- editar
    4- clicar no drive e selecionar tamanho selecionado por usuário.
    5- verificar tamanho do drive e subtrair 5 Mb
    6 - nos text boxes colocar este n°.
    7- aplicar.
    8 - reboot.

    Um modo mais rápido de acessar o que está acima:
    Winkey+pause break->config. avanc->avançado->desempenho->avançado->alterar->selec. flash drive e definir o tamanho conforme acima.

    http://www.instructables.com/id/Use-your-USB-flash-drive-as-virtual-RAM/
  • ERRADO.
    O pendrive não permite ampliar a capacidade da memória RAM, ou seja, ela é apenas um dispostivo de fora do computador, não faz parte interna de um PC.
    O pendrive é um dispositivo portátil de armazenamento com memória flash, acessível através da porta USB. Sua capacidade varia de modelo para modelo, mas os pendrives mais atuais já passam dos gigabytes de memória.
     
  • Sim, existem programas de terceiros como o citado, e antigamente haviam táticas de linhas de comando do CONFIG.SYS para alocar memória manualmente. Mas a questão, assim como todo concurso, sempre considera a configuração padrão. E na configuração padrão dos sistemas operacionais, não entram softwares de terceiros.
    Ainda bem. Já tentou imaginar uma questão de concurso falando sobre o App SugarSync instalado em um desktop com Windows 7 Professional em inglês compartilhando com um iPad 3ª geração em português? Pois é. Nem especialistas conseguiriam responder todas as questões de informática assim.
  • Essa é uma questão meio complicada porque as pessoas estão "comprando" muito facilmente essa ideia de aumento de memória RAM através do ebooster ou outros mecanismos equivalentes. Isso não existe. - Difícil é acreditar já que tantos sites dizem que sim, né? Pois é. Seja como for, o que o ebooster faz é um cache, uma memória virtual, auxiliar, que não tem nada a ver com a memória RAM em si, embora a propaganda a esse respeito seja grande.
    Portanto, não se pode dizer, de jeito nenhum, que "o pendrive permite ampliar a capacidade da memória RAM". Não importa de que tecnologia ou software estejamos falando, isso não é verdade. Memória RAM é memória RAM; um componente de Hardware; tem um slot específico, um barramento próprio, conectado "diretamente" ao processador e a outros niveis de cache como L3 e L2. Se a gente quer ampliar a capacidade da memória RAM, a gente tem que instalar novos pentes de memória RAM ou substituir os que já possuimos. E isso levando em conta os limites impostos por outros itens do sistema como por exemplo a placa-mãe.
    A afirmativa, portanto, está errada. E muito!
  • Errado. O pendrive é um tipo de armazenamento portátil, do tipo flash, conectado via USB. A memória RAM, desde muito tempo, tem capacidade de GB, e não KB. E a ideia de usar uma memória de massa como 'extensão da memória RAM', é da década de 90, quando haviam softwares para isto e atualmente é o 'arquivo de troca no disco rígido'
  • Ainda não entendi qual é o erro da questão. O pendrive, como bem explicou o colega Robson Fonseca, pode ser usado para o recurso Ready Boost. Mas quando se faz isso, não se está ampliando a capacidade de memória do computador, ao adicionar a ela a capacidade de memória do pendrive? Por favor, quem puder esclarecer, agradeço

  •  o READYBOST é o nome de uma tecnologia de cache de disco incluída no sistema operacinal windows 7...
    essa tecnologia utiliza dispositivos de memória flesh (pendrive, cartão de memória...) para adicionar mais memória RAM
    ao sistema

  • Só para acrescentar: no windows vista exista um aplicativo chamado eboost que pode aumentar.
  • Configuracões padroes!!!

  • Tem capacidade de GB e não KB

  • Em outra questão ela afirma como CERTO O PENDRIVE aumentar a memória. Fiquei sem saber a posição da banca, vou interpretar que no Windows é possível e Linux não

  • ERRADO. O pendrive, é uma memória secundária, ou seja de "MASSA", memória de armazenamento NÃO TEMPORÁRIO. Enquanto isso a RAM, é volátil, e seus dados são apagados quando há o desligamento do aparelho.