SóProvas


ID
449926
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A lista a seguir descreve atividades a serem realizadas durante a análise e o projeto estruturado de sistemas.
I. Definir mensagens de entrada e saída
II. Definir mensagens das funções internas
III. Decompor o sistema em processos primitivos
IV. Especificar processos primitivos
As atividades acima descritas representam tarefas a serem desenvolvidas na modelagem:

Alternativas
Comentários
  • 1. Modelo Dinâmico

    Este modelo representa, como o próprio nome diz, a parte dinâmica do sistema. Este modelo tem como elementos básicos: eventos e estados.
    Quando um evento ocorre estimulando um objeto pode ocorrer uma resposta a este estímulo e/ou, eventualmente, a geração de um outro evento. Um evento separa dois estados e um estado separa dois eventos.
    O modelo dinâmico é composto, basicamente, por dois tipos de diagramas: diagramas de eventos e diagramas de estados. Em suma, o modelo dinâmico é uma coleção de diagramas de estados que interagem uns com os outros através de eventos compartilhados.

    2. Modelo Funcional

    O modelo funcional especifica os resultados de um processamento sem especificar como ou quando eles serão processados. Ele especifica o significado das operações do modelo de objetos e as ações do modelo dinâmico. Este modelo descreve como os dados são transformados, mas não quem ou quando isto ocorrerá.

    O modelo funcional é composto por múltiplos DFD's (Diagramas de Fluxo de Dados), que especificam o significado das operações e restrições. Um DFD contém processos que transformam dados, fluxos de dados que movimentam os dados, objetos atores que produzem e consomem dados e objetos depósitos, que armazenam dados passivamente.

    fonte: http://algol.dcc.ufla.br/~heitor/Artigos/Artigo_004.html

  • Não entendi a relação do metodo de modelagem funcional com as atividades apresentadas, se alguem puder me ajudar eu agradeceria mto ! 


    abs ! 
  • A modelagem é a base da tecnologia de orientação a objetos, tendo como base 2 dimensões principais:


    A dimensão estrutural dos objetos: identidade de cada objeto, sua classificação, seu encapsulamento e seus relacionamentos;


    A dimensão dinâmica do comportamento dos objetos- estados e eventos para transição desses.