SóProvas


ID
450025
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

OLAP (On-line Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um largo volume de dados sob múltiplas perspectivas. É encontrado na teoria de bancos de dados utilizada para apoiar as empresas na análise de suas informações, visando transformar dados em informações capazes de dar suporte às decisões gerenciais de forma amigável, flexível ao usuário e em tempo hábil. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. No OLAP, as informações são armazenadas em cubos multidimensionais, que gravam valores quantitativos e medidas, permitindo visualização por meio de diversos ângulos. II. A arquitetura de ferramentas OLAP obedece a uma estrutura cliente/servidor multiusuário.
III. As ferramentas OLAP surgiram juntamente com os Sistemas de Apoio à Decisão para fazerem a consulta e análise dos dados contidos nos Data Warehouses e Data Marts.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo o comentário anterior:
    A questão está correta, mas não está bem escrita.
    O item I deveria mensionar que as ferramentas OLAP acessam dados amazenado em uma estrutura de cubo...


  • Discordo que a questão esteja errada. Contradizendo as propostas do colega acima:

    a) Uma arquitetura OLAP possui três componentes principais: um modelo de negócios para análises interativas, implementado numa linguagem gráfica que permita diversas visões e níveis de detalhes dos dados; um motor OLAP para processar consultas multidimensionais contra o dado-alvo; e um mecanismo para armazenar os dados a serem analisados.

    b) Os dados guardados em um Data Warehouse são colhidos de forma não-padronizada e sem nenhuma estratégia aparente, para poder interpretar os dados contidos lá, as ferramentas de Data Mining e OLAP são utilizadas, pois é com essas ferramentas é que são decididas o que os dados devem informar. Como o colega falou, as ferramentas de OLAP são de exploração, assim essas ferramentas são capazes de fazer com que um grande conjunto de informação gerar um conhecimento.
  • Pelo que vejoa questão é verdadeira em todos os itens (letra "E"), pois o modelo multidimensional visa facilitar a compreensão do estruturamento dos dados armazenados tanto para desenvolvedores quanto para os usuários do sistema. Neste tipo de modelo existem quatro elementos: Fatos, dimesões, membros (atributos) e medidas (variáveis). Para facilitar o entendimento, o modelo multidimensional é representado pelo desenho de cubo. (Item I - Correto)

    A funcionalidade OLAP é caracterizada pela análise dinâmica multidimensional dos dados consolidados da corporação, dando suporte às atividades de análise. Não obstante, a funcionalidade OLAP é implementada em um modo cliente/servidor multi-usuário oferecendo rápidas respostas para a consulta, apesar do tamanho e complexidade do banco de dados. (Item II - Correto)

    Por fim, as informações contidas em Datawarehouse e Data Marts não são voláteis, isto é, não se alteram, salvo quando são derivadas de correções de dados previamente carregados. Assim, os dados estão disponívels somente para a leitura e não podem ser alterados. A ferramenta mais popular para a exploração dessas bases é a OLAP, porém muitas outras podem ser usadas. (Item III - Correto)
  • Em I descreve "No OLAP, as informações são armazenadas em cubos multidimensionais, que gravam valores quantitativos e medidas, permitindo visualização por meio de diversos ângulos.". Neste caso não seria "valores quantitativos ou medidas"? Valores quantitativos e medidas não são a mesma coisa? Quando eu li deu a impressão que eram entidades diferentes.
  • discordo do gabarito. Qual é a fonte que afirma que OLAP obedece a arquitetura multiusuário? Na grande maioria dos casos ela é construída para atender multiusuários, mas nada impede que ela seja projetada para monousuário...

    Se a questão afirmasse "II. A arquitetura de ferramentas OLAP obedece GERALMENTE a uma estrutura cliente/servidor multiusuário. " ai tudo bem...

  • I. Perfeito! A alternativa sintetiza alguns benefícios da arquitetura OLAP. As informações são armazenadas em estruturas multidimensionais, que possuem valores de agregação pré-calculados e permitem a navegação através de várias operações (drills, slice and dice, pivot), possibilitando a análise através de diferentes perspectivas. CERTA

    II. A arquitetura cliente-servidor é uma das regras de Codd para OLAP. O processamento deve se dar em um servidor (ou um agrupamento de servidores distribuídos), que tem maior poder de processamento. Os usuários acessam os dados através dos seus terminais, em um lado cliente da aplicação que os permite realizar as operações de navegação e análise. CERTA

    III. As ferramentas OLAP são sistemas de apoio a decisão. É um pouco estranho dizer que “surgiram juntamente com os SADs”, mas não dá pra considerar errado. 

    Sobre o final da assertiva, você tem que ter em mente que as tecnologias OLAP funcionam meio que “por cima” de um DW. Ou seja, o que se faz geralmente é implementar um DW ou data mart através das ferramentas OLAP. Dessa maneira, você tem um DW que pode ser navegado através dos drills, pivot e demais operações. CERTA