SóProvas


ID
450034
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação aos padrões de projeto de software assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Singleton Builder é um padrão utilizado quando se deseja separar a construção de um objeto complexo de sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.

    b) Builder Prototype é um padrão utilizado quando se deseja especificar os tipos de objetos a serem criados usando uma instância protótipo e criar novos objetos pela cópia desse protótipo.

    c) Adapter Bridge é um padrão utilizado quando se deseja desacoplar uma abstração de sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.

    d) Factory Method é um padrão utilizado quando se deseja definir uma interface para criar um objeto e deixar as subclasses decidirem que classe instanciar. (CORRETO)

    e) Proxy   Singleton é um padrão utilizado quando se quer garantir que uma classe tenha somente uma instância e fornecer um ponto global de acesso a mesma.

  • Padrão Singleton

    Tem a vantagem de permitir acesso controlado à instância de uma classe, uma vez que ele encapsula a classe, criando um ponto global único de acesso.

    Padrão Adaptar:

    Além de converter a interface de uma classe existente em outra interface esperada pelos clientes, permite que algumas classes com interfaces diferentes funcionem conjuntamente.

    Factory method:

    Definir uma interface para criar um objeto mas deixar que subclasses decidam que classe instanciar.

    Proxy:

    É encapsular um objeto através de um outro objeto que possui a mesma interface, de forma que o segundo objeto, conhecido Proxy, controla o acesso ao primeiro.