SóProvas


ID
452143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-TO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes relativos a informática.

O disco rígido ou HD (hard disk) é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só os arquivos como também todos os dados do sistema operacional, imprescindíveis para a utilização do computador.

Alternativas
Comentários
  • "Correto"

    Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rigido é uma memoria não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerada a "memória" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.
  • O Hard Disk, ou simplesmente Disco Rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade, que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas. Apesar de não parecer à primeira vista, o HD é um dos componentes que compõe um PC, que envolve mais tecnologia. Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HD (Hard Disk) ou Winchester. A capacidade do disco rígido determina a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. O disco rígido também exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento, já que determina o tempo de carregamento dos programas e de abertura e salvamento de arquivos. O disco rígido é acomodado no gabinete e ligado à placa mãe através de um cabo.



    Bons estudos!!

  • Certo. 

    Esquema para memorizar.

    Dispositivos de Armazenamento: H / D / C / P / D

    - HD
    - DISQUETE
    - CD
    - PEN DRIVER
    - DVD

  • Como também todos os dados do sistema operacional, imprescindíveis para a utilização do computador. Esse todos os dados não deixaria a questão errada? Por exemplo a BIOS, que fica num chip de memoria ROM da placa mãe e não fica no HD, sendo necessário para carregar o sistema operacional? Desde já agradeço pela se alguém me corrigir!!!!
  • Questionei ao professor joão Antônio, fundador  do site Eu Vou Passar, a resposta dessa questão e ele me respondeu o seguinte:" Não está totalmente correta, porém não está totalmente errada." Assim como o colega acima, errei a questão por pensar na Bios. Fazer o quê? A vida continua...

  • Errei pelo mesmo motivo. Pensei no BIOS e na ROM. Mas diante da "grandiosidade" do HD não há como contestar a possibilidade dele armazenar dados do SO.
  • "Nele, é possível guardar não só os arquivos como também todos os dados do sistema operacional, imprescindíveis para a utilização do computador."
    O questionamento dos comentários anteriores é válido, mas, apesar do BIOS ser responsável por carregar o sistema, ele não contém dados do sistema operacional. Se não fosse assim, você não poderia, por exemplo, mudar seu SO de Windows para Linux, já que, sendo ROM (não-gravável), não seria possível gravar dados do novo sistema no BIOS. Enfim, é o HD que contém todos esses dados.
  • Atualmente os HDs estão sendo substituídos pelos SDDs, contendo uma velocidade de processamento de dados de 3x a 10x maior.

  • A memória ROM (random access memory) permite apenas a leitura de dados, pois é gravada pelos fabricantes, não podendo ser alterada. Não volátil.

    A memória RAM permite a leitura e escrita, entretanto ela é volátil, ou seja, não mantém os dados após o computador ser desligado.

    MEMÓRIA PRINCIPAL

    ---> memória ram (volátil

    Ademais, a memória ram pode ser dividida em DRAM SRAM, também, voláteis.

    DRAM (Dynamic RAM) é a mais lenta de todas, porém mais barata, sendo muito utilizada.

    SRAM (Static RAM) é mais rápida, sendo, portanto, mais cara.

    ---> memória rom (não volátil)

    ---> registradores

    ---> memória cache

    Memória Cache é uma pequena porção de memória extremamente rápida cuja função é amenizar a diferença de velocidade entre o processador e a memória principal.

    MEMÓRIA SECUNDÁRIA (ou de MASSA)

    ---> HD (disco rígido)

    ---> CD / DVD

    ---> cartão de memória

  • Só se usa o computador se tiver sistema operacional? kkkkkkk

  • Certo.

    Atualmente, é o mais usado para armazenamento de dados, porém, em um futuro não muito distante, será substituído pelo SSD.

    Obs.: Ao falar do termo “imprescindíveis”, o examinador não está se referindo ao HD, mas, sim, ao Sistema Operacional, que é imprescindível ao computador. Já o HD, por ser uma memória auxiliar, não é imprescindível.

    Com toda essa evolução que a informática vem passando, o disco rígido já está sendo gradativamente substituído por outras tecnologias.

  • O Hard Disk, ou simplesmente Disco Rígido, é um sistema de armazenamento de alta capacidade que, por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas. Apesar de não parecer à primeira vista, o HD é um dos componentes que compõe um PC que possui mais tecnologia. Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HD (Hard Disk) ou Winchester. A capacidade do disco rígido determina a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. O disco rígido também exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento, já que determina o tempo de carregamento dos programas e de abertura e salvamento de arquivos. O disco rígido é acomodado no gabinete e ligado à placa mãe por meio de um cabo.