SóProvas


ID
452149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-TO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens seguintes relativos a informática.

O mp3 é o dispositivo substituto do disquete, pois consiste em uma pequena memória portátil que funciona em equipamentos com uma porta USB.

Alternativas
Comentários
  • Item errado.

    MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. A sua taxa de compressão é medida em kbps (quilobits por segundo), sendo 128 kbps a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, o tamanho do arquivo passa a ser 1/10 do tamanho original. A qualidade pode chegar a até 320 kbps (cerca de 2,3 MB/min. de áudio), a qualidade máxima, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 75%, ou seja, o tamanho do arquivo passa a ser cerca de 1/4 do original. Há também outros níveis de qualidade intermediários como 192 kbps, 256 kbps, cuja escolha depende da relação custo-benefício desejada, onde o tamanho do arquivo pode ser reduzido em detrimento da qualidade/fidelidade do som. Para efeitos de comparação, um CD de audio comum possui uma taxa de amostragem de dados equivalente a 1411,2 Kbps.

    O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas). O tamanho dos arquivos em MP3 será maior tanto quanto for maior a sua duração. Para efeito de exemplo, consideremos uma música com 5 minutos de duração. Para armazená-la a uma taxa de 320 kbps, será necessário um espaço de 2,3 MB/min X 5 min. = 11,5 MB. A qualidade padrão, de 128 kbps, necessita de 0,92 MB/min. de áudio para ser armazenado. Um CD-R comum pode armazenar até mais de 12 horas de áudio em MP3 de 128 kbps.

  • Olá
    Gabarito E

    mp3 é o dispositivo substituto do disquete, pois consiste em uma pequena memória portátil que funciona em equipamentos com uma porta USB.

    Creio que o correto seria "pen drive". Podemos considerá-lo uma evolução do disquete. É um disco removível, onde você pode gravar e regravar dados.
  • Errado.

    Complementando.

    Apesar do MP3 ser um periférico de entrada e saída, conforme o disquete, o mesmo não necessita de equipamento com uma porta USB. Se o caso em questão trata-se do PEN DRIVE poderia assertiva está como correta, pois necessita de porta USB, ou seja, um dispositivo avançado do disquete.
  • MP3 é um ARQUIVO DE ÁUDIO, não tendo nada a ver com dispositivos de memória portáteis, como é o caso do disquete, pen drive, etc. Os TOCADORES de áudio MP3 armazenam outros arquivos e possuem saída USB, podendo funcionar como uma pequena memória portátil.
  • Até onde sei o MP3 é um formato de áudio.
  • MP3 é uma abreviação de MPEG 1 Layer-3 ou (Mini Player)(camada 3). Trata-se de um padrão de arquivos digitais de áudio estabelecido pelo Moving Picture Experts Group (MPEG), grupo de trabalho de especialistas de Tecnologia da Informação vinculado ao ISO e à CEI. As camadas referem-se ao esquema de compressão de áudio do MPEG-1. Foram projetadas em número de 3, cada uma com finalidades e capacidades diferentes. Enquanto a camada 1, que dá menor compressão, se destina a utilização em ambientes de áudio profissional (estúdios, emissoras de TV, etc) onde o nível de perda de qualidade deve ser mínimo devido à necessidade de reprocessamento, a camada 3 se destina ao áudio que será usado pelo cliente final. Como se espera que esse áudio não sofrerá novos ciclos de processamento, a compressão pode ser menos conservadora e aproveitar melhor as características psicoacústicas do som limitando-se apenas pela qualidade desejada para o ouvido humano.
    A compressão típica da camada 1 é de 4:1 a camada 2 é de 8:1 enquanto a da camada 3 é de 11:1. É importante lembrar que essa diferença da compressão não tem a ver com uma camada ser mais avançada que o outra tecnologicamente, mas sim com o objetivo da aplicação do áudio ser processado.
    Um erro comum é confundir o MP3 com MPEG-3. MPEG-3 é um formato morto, pois o formato MPEG-4 o suplantou com muitas vantagens. Enquanto o MPEG-3 deveria ter sido um formato para compressão tanto de áudio como de vídeo, o MP3 responde apenas pela terceira camada de compressão de áudio do MPEG-1.

    Graça e Paz

  • Acredito que o avaliador tenha pensado no modelo MP3 Player, um hardware, com conexão USB, para reprodução de arquivos de áudio formato MP3. Neste caso, a questão está correta.
    Mas como citado pelos colegas, MP3, apenas MP3 é a designação de software, do formato de áudio.
  • A CESPE é MULTIDISCIPLINAR, ou seja, ela usa várias matérias em uma só. Português com informática é uma delas.

    Se tivesse um "PODE substituir", um "player com memória flash", falta complemento !

    A cultura do brasileiro é sair do contexto, em se tratando de CESPE, se faltar complemento para o perfeito entendimento, NÃO RESPONDA ou ASSINALE ERRADO !

    FIKDIKA !

  • Até hoje considerava o mp3 como uma extensão de áudio.
  • Utilizando uma palavra cara à CESPE em questões de informática, o comentário de Izabele foi simples e "suficiente" para matar a questão.
  • Se a questão houvesse falado MP3 PLAYER, sim, poderia ser considerado um substituto do disquete, uma vez que faz armazenamento de dados (além da outra função, que é reprodução dos dados). Apesar de ser usado para áudio, que é um dado, de qualquer maneira. 

  • ERRADO.

    O mp3 é um formato de áudio.

    O pen drive é o dispositivo substituto do disquete, pois consiste em uma pequena memória portátil que funciona em equipamentos com uma porta USB. Podemos considerá-lo uma evolução do disquete. É um disco removível, onde você pode gravar e regravar dados.


  • Errado

    Acredito que o avaliador tenha pensado no modelo MP3 Player, um hardware, com conexão USB, para reprodução de arquivos de áudio formato MP3. Neste caso, a questão está correta.

    Mas como citado pelos colegas, MP3, apenas MP3 é a designação de software, do formato de áudio.

  • GAB: ERRADO

    Mp3 = Formato de arquivo de áudio

    Mp3 Player = Dispositivo portátil reprodutor de mídia em formato Mp3

    Caso a alternativa viesse a falar de Mp3 PLAYER, poderia ser que a banca pudesse considerar certa, apesar de que corretamente não poderíamos fazer essa afirmação, já que o propósito do Mp3 Player não é o mesmo de um disquete, quem traz essa atribuição é o PEN DRIVE, cuja finalidade é ser um dispositivo de memória portátil, tal qual era seu antecessor.

  • ACREDITO QUE O SUBSTITUTO DO DISQUETE SEJA OS CD ROM, POSTERIOMENTE O PENDIRVE, PORÉM O MP3 TAMBÉM TEM UMA PEQUENA CAPACIDADE DE ARMAZENAR ARQUIVOS.