SóProvas


ID
456604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos básicos de informática e sistema operacional Linux, julgue os itens a seguir.

O Linux é um sistema operacional multitarefa que pode ser instalado em servidores ou em computadores pessoais.

Alternativas
Comentários
  • O Linux é multitarefa, ou seja, ele tem a capacidade de executar várias tarefas de uma só vez, dividindo assim o uso da memória.

    Ele também pode ser instalado em servidores ou em computadores pessoais (como desktop, notebook, netbook, etc).


    Afirmativa Certa.
  • Multitarefa: permite a execução de vários programas ao mesmo tempo.

    Gabarito: Certo
  • ATENÇÃO: UM BREVE RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO LINUX

    - É UM SISTEMA MULTIUSUÁRIO E MULTITAREFA
    - CONTÉM BIBLIOTECAS COMPARTILHADAS; GERENCIAMENTO COMPLETO DE MÉMORIA E PROCESSOS; UTILIZAÇÃO DE MEMORIA VIRTUAL; SUPORTE A TCP/IP
    - O SISTEMA DE ARQUIVO MAIS UTILIZADO É O EXT2 OU SEU SUCESSOR EXT3 MAS TAMBEM PODE UTILIZAR O ReiserFS
    - É UM SISTEMA OPERACIONAL LIVRE COM LICENÇA GPL.

    * LEMBRANDO O LINUX ACEITA O SISTEMA DE ARQUIVO DO WINDOWS, POREM ESSE NÃO ACEITA O SISTEMA DE ARQUIVO DO LINUX.

  • CERTO. O Linux é um sistema operacional amplamente usado em estações de trabalho e servidores de última geração, além de ser empregado em sistemas que abrangem desde notebooks até supercomputadores.
    ·É um software livre;
    ·Multitarefa;
    ·Multiusuário;
    ·Multiprocessamento;
    ·Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios
    (255 caracteres);
    ·Suporte a dispositivos Plug and -  Play (PnP);
    ·Memória virtual por paginação;
    ·Biblioteca compartilhadas;
    ·Possui Kernel monolítico;
    ·Toda distribuição do Linux possui um editor  chamado vi que pode ser utilizado, por exemplo, para  a edição de arquivos de configuração.
    Fonte.http://www.alub.com.br/concursos/concursos/Linuxsemlogo.pdf
  • CERTO 
    O Linux possui 03 características básicas:
    1) usa interface GUI (KDE, GNOME etc),
    2) é multiusuário e
    3) é multitarefa (multitask). 
  • Apenas uma ressalva à informação da colega: o Linux não necessariamente utiliza GUI (Graphical User Interface), portanto esse não pode ser um atributo que o caracterize. Em termos de interface o que caracteriza os sistemas operacionais baseados em Linux é a flexibilidade. Ou seja, tanto é possível encontrar distribuições Linux que utilizam interfaces gráficas (GUI) com diferentes níveis de recursos como Gnome, KDE, LXDE, OpenBox..., como é possível encontrar distribuições Linux que simplesmente não utilizam interfaces gráficas, ou seja, utilizam apenas um shell para interpretar comandos, como o Bash, por exemplo.
    Assim, eu diria que a flexibilidade do Linux em termos de interface é uma de suas características mais importantes. É ela, inclusive, que faz do Linux um sistema altamente portável, capaz de ser executado em servidores, computadores pessoais, novos, velhos, com muita ou pouca capacidade de processamento ou memória, etc.
  • Certo

    O linux é um sistema operacional multitarefa, multiusuário, flexível e open source (código-fonte aberto).
  • Curiosidade acadêmica concurseira:

    Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
      Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos (português europeu) ou sistemas operacionais (português brasileiro) com núcleo Linux passaram a ter a colaboração de grandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.
      Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwares livres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentes proprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo Linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cada vez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Há muito entretanto destaca-se como o núcleo preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos mainframes de grandes empresas comerciais2 e até mesmo no computador mais rápido do mundo, o K computer, japonês (lista TOP500).

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
  • Multitarefa, pois o Linux permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente. Uma versão do Linux para servidor é o Debian.
  • Multitarefa, pois o Linux permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente. Uma versão do Linux para servidor é o Debian.
  • Resposta correta 


    O Linux é um sistema operacional multitarefa que pode ser instalado em servidores ou em computadores pessoais. 
  • ---> multitarefa

    ---> multiusuário

    ---> open soucer

  • ---> multitarefa

    ---> multiusuário

    ---> open source