SóProvas


ID
45682
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Em relação ao Custo-padrão, considere:

I. O custo-padrão é um custo predeterminado.
II. O custo-padrão corrente considera algumas inefi- ciências que a entidade julga não poder saná-las.
III. Do pondo de vista gerencial, as diferenças verifi- cadas entre custo real e padrão devem ser anali- sadas e, se necessário, o custo-padrão deve ser ajustado.
IV. Um produto deve deixar de ser produzido quando o custo-padrão não for atendido.
V. O custo-padrão não pode ser utilizado para a avaliação de desempenho.

É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O custo padrão é a forma mais eficaz de se planejar e controlar custos, que tanto pode ser usado com o custeio por absorção como o variável.
    Existem diversas acepções de Custo Padrão. Como o Custo Padrão Ideal de Produção, que está em desuso, pois é extremamente restrito, já que serviria apenas para comparações realizadas no máximo uma vez ao ano.
    Há outro conceito de Custo Padrão muito mais válido e prático. É o custio Padrão Corrente. diz respeito ao valor que a empresa fixa como meta para o próximo período para um determinado produto ou serviço, mas com a diferença de levar em conta as deficiências sabidamente existentes em termos de qualidade de materiais, mão-de-obra, equipamentos, fornecmento de energia etc. É um valor que a empresa considera difícil de ser alcançado, mas não impossível.
    O Custo Padrão Corrente inclui no custo do produto algumas ineficiências da empresa, só excluindo aquelas que a empresa julga possam de fato ser sanadas.
    O Custo Padrão Corrente é mais "científico", no sentido de que faz a união entre aspectos práticos e teóricos da produção, enquanto o Custo Estimado só levaria em conta os práticos, podendo por isso nunca apontar defeitos ou ineficiências que seriam sanadas com aquele. (O Custo Padrão Ideal tenede a ser, por outro lado, extremamente teórico.)

    Correta letra A