SóProvas


ID
456976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de roteamento estático e dinâmico, julgue os itens que se
seguem.

Um protocolo de roteamento dinâmico pode ser implementado com o algoritmo de vetor distância, também definido como algoritmo de Bellman-Ford. Esse algoritmo trabalha baseado na idéia de que cada roteador propaga periodicamente uma tabela com todas as redes conhecidas, bem como a distância para alcançá-las. Geralmente, a distância é calculada pelo valor de uma métrica associada a cada enlace que faz parte da rota percorrida para alcançar determinada rede.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADA - "Geralmente, a distância é calculada pelo valor de uma métrica associada a cada enlace que faz parte da rota percorrida para alcançar determinada rede."


    O Algoritmo de Vetor Distância usa o menor salto para chegar até o destino. O Algoritmo de roteamento dinâmico que usa métricas para associar o enlace é o Estado de Enlace (State Link)
  • O RIP é um algoritmo DV que utiliza quantidade de saltos como métrica. Mas o RIP é apenas um algoritmo DV. O Algotirmo Bellman-Ford prevê o uso de métricas associadas a cada enlace. A página 281 do livro abaixo traz exemplo com várias métricas associadas aos enlaces.

    Fonte: Redes de Computadores e a Internet James F. Kurose

    Ainda não descobri o erro da questão.
  • Corta pra cá!!!

    Moçada, vamos analisar isso aí por partes:

    Um protocolo de roteamento dinâmico pode ser implementado com o algoritmo de vetor distância, também definido como algoritmo de Bellman-Ford -- Até aqui está certo, conforme se percebe nesta fonte[1], cujo trecho transcrevo a seguir:

    [1] "É um protocolo extremamente simples, da família dos algoritmos de roteamento vetor-distância (ou protocolos Bellman-Ford), e parte do princípio que toda entidade (roteador ou host) que participa do protocolo de roteamento, mantém uma tabela com informação sobre todos os demais nós da sua rede".

    Esse algoritmo trabalha baseado na idéia de que cada roteador propaga periodicamente uma tabela com todas as redes conhecidas, bem como a distância para alcançá-las. -- Até aqui está certo, conforme se percebe nesta fonte[2], pg 283

    [2] Lembre-se de que, em protocolos DV, roteadores vizinhos trocam vetores de distância entre si. O vetor de distâncias para qualquer roteador é a estimativa atual das distâncias dos caminhos de menor custo entre aquele roteador e as sub-redes no AS. No RIP, atualizações de roteamento são trocadas entre vizinhos a cada 30 s mais ou menos, usando uma mensagem de resposta RIP.

    Geralmente, a distância é calculada pelo valor de uma métrica associada a cada enlace que faz parte da rota percorrida para alcançar determinada rede. -- Até aqui está certo, conforme se percebe nesta fonte[2], pg 283

    [2] "No RIP (e também no OSPF), na realidade, os custos são definidos desde um roteador de origem até uma sub-rede de destino. O RIP usa o termo salto (hop), que é o número de sub-redes percorridas no caminho mais curto entre o roteador de origem e uma sub-rede de destino, inclusive"

    Na verdade, não achei erro na assertiva e seu gabarito deveria estar correto.

    Fonte:

    [1] https://www.gta.ufrj.br/grad/98_2/aline/ripintro.html

    [2] Kurose, Redes.

  • cada roteador propaga periodicamente uma tabela com todas as redes conhecidas todos os vizinhos