SóProvas


ID
458242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes
agregados econômicos. Utilizando os conceitos básicos dessa
teoria, julgue itens que se seguem.

No modelo clássico, aumentos da taxa de inflação geram excesso de demanda de trabalho, elevam o salário nominal e, conseqüentemente, os custos das empresas, porém, não alteram os níveis de longo prazo da produção e do emprego.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito fornecido pelo QC está errado.

    O certo seria ERRADO. Veja o gabarito fornecido, questão 79

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_gabarito/17762/cespe-2008-mte-economista-gabarito.pdf
  • Gabarito no QC está com erro. No gabarito definitivo a resposta é ERRADO.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/MTE2008/arquivos/MTE08_Gab_Definitivo_002_3.pdf, questão 79.
  • Essa é a famosa dicotomia clássica. Segundo os clássicos, taxas nominais não geram impactos na economia real. A questão fala que a inflação gera excesso de demanda de trabalho. Isso está errado na visão clássica, uma vez que os preços alterados pela inflação são variáveis nominais apenas. A perfeita flexibilidade de preços é justamente o pressuposto que permite que a economia se acomode.

    Acho que a explicação não ficou muito boa, mas é só pesquisar por Dicotomia Clássica.
  • Mas a curva de Phillips não demonstra que o aumento da inflação gera uma diminuição da taxa de desemprego?
  • No médio (longo) prazo, não há relação entre a taxa de desemprego e a inflação. Essa relação só é inversa no curto prazo (Curva de Phillips).
    No longo prazo, o que impacta a inflação são as expectativas racionais (inércia inflacionária), logo, a questão erra ao relacionar a inflação à demanda por trabalho. 

    Não podemos esquecer também da Lei de Okun e da Lei de demanda agregada: Quanto maior o crescimento, menor o desemprego, sendo a taxa de crescimento da economia representada pelo crescimento nominal menos a inflação no período, logo, claro que a inflação altera os níveis de produção e emprego.


  • Parei na metade da frase e já marquei errado.

    Se há inflação, os preços aumentam, se os preços aumentam, a demanda cai. Logo, NÃO HÁ EXCESSO de dd por trabalho. ;)

  • Marquei errado e acertei, mas depois pensei melhor e achei que estava correta a questão. Pensando melhor ainda acho que a questão é uma tremenda de uma pegadinha! E o pulo do gato ACHO que é a demanda de trabalho, se em termos de salário nominal ou real, a inflação aumenta a demanda nominal de trabalho, mas não a demanda real, sendo assim, acho que essa questão deveria ser anulada, ou então CERTO ou ERRADO, os dois seriam aceitáveis, basicamente pela explicação que a banca quiser dar.... enfim, CESPE do inferno!