-
Resposta: Errado.
O firewall é chamado por alguns de dispositivo de segurança de rede de computadores. Ele constitui uma barreira de proteção que trabalha na filtragem de pacotes. A segunda setença, onde a questão menciona que o firewall tem que ser atualizado freqüentemente, está correto.
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
Um firewall pode impedir uma série de ações maliciosas: um malware que utiliza determinada porta para se instalar em um computador sem o usuário saber, um programa que envia dados sigilosos para a internet, uma tentativa de acesso à rede a partir de computadores externos não autorizados, entre outros.
-
ERRADO.
Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.
Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.
A ilustração a seguir mostra como um firewall funciona.
Assim como uma paredede tijolos cria uma barreira física, um firewall cria uma barreira entre a Internet e o computador Um firewall não é a mesma coisa que um antivírus. Para ajudar a proteger o seu computador, você precisará tanto de um firewall quanto de um antivírus e um antimalware.
Retirado de: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/what-is-a-firewall
-
ERRADO.
Essa é uma questão relativamente velha, 2008, e vejam que já abordava essa diferença entre firewall e antivírus. Eu não diria, com isso, que seja algo manjado já, mas que é algo recorrente, não tenho dúvida! Vamos ver alguns pontos sobre o tema...
1. Firewall e antivírus são ferramentas de segurança. Essa é uma semelhança básica entre as duas ferramentas. É o ponto de convergência entre ambas.
2. Firewall trabalha com pedaços de arquivos; e antivírus trabalha com arquivos inteiros. Essa é uma simplificação, ok? É verdadeira, mas é uma simplificação apenas. De toda sorte, podemos ver o Firewall como um porteiro. Um porteiro que trabalha olhando tudo o que entra ou sai do computador através da rede. Só que tem um detalhe nesse negócio. É que as coisas que entram ou saem do computador através da rede estão sempre divididas em pedaços. São os chamados pacotes. É mais ou menos assim... quando a gente, por exemplo, manda um e-mail, a mensagem é recortada em pequenas partes (pacotes). Aí, cada pacote desse é enviado à rede. Só que antes de sair, tipo na porta mesmo, o firewall (que é o "porteiro") verifica se aquele pacote tem ou não autorização para sair. E como é que ele avalia isso? Ele olha o tipo de pacote, pra onde vai, por que porta, e outros detalhes. Se estiver tudo ok, o pacote finalmente sai. Mas reparem o seguinte, o que o firewall olha é o pedaço do arquivo de e-mail. Um pedaço bem pequeno. Não dá pra saber olhando um pedaço tão pequeno de um arquivo se ele tem ou não vírus, se ele é ou não um golpe de phishing, etc. Só dá pra avaliar coisas muito simples como pra onde vai, por onde, de que tipo é e outras coisas menores. É este o papel do firewall. Lá na máquina da pessoa pra quem a gente enviou a mensagem, o firewall dele fará o mesmo tipo de análise, só que na chegada do pacote. Se estiver tudo bem, o firewall libera a entrada do pacote e, dentro do computador do camarada, à medida que os outros pacotes vão chegando, o arquivo vai sendo remontado. E somente quando isso ocorre, ou seja, somente quando o arquivo já está todo remontado é que o antivírus tem como analisar se há algo de errado com ele. Moral da história, são papeis diferentes. O firewall analisa apenas os pacotes, enquanto os antivírus analisam os arquivos inteiros. Cada um no seu momento; cada um com sua importância para a segurança do sistema como um todo.
(continua...)
-
(continua...)
3. Firewall atua apenas nas conexões de rede; Antivírus atua em unidades locais. Conforme vimos, o papel de porteiro do firewall se restringe aos pacotes que entram ou saem através da rede. Já o antivírus atua com arquivos inteiros e em unidades locais (pastas e arquivos do próprio computador).
4. Firewall usa configurações bem estáveis; Antivírus precisam de atualizações frequentes. O firewall trabalha com regras fixas, ou melhor, estáveis. Não há necessidade de ficar atualizando as regras de um firewall. Isso pode ser feito pra atender a uma necessidade ou outra que ocorra, mas não é tão comum ficar atualizando essas regras com frequência. Já os antivírus demandam atualizações frequentes, sem as quais o nosso sistema ficaria vulnerável às ameaças que diariamente são criadas pela indústria dos malwares.
É isso. Espero não ter complicado ainda mais a coisa toda! :)
-
O firewall NÃO é um sistema antivírus que inibe a infecção de novos tipos de vírus.
-
O Firewall executa o papel de controlador de tráfego e pode trabalhar em conjunto com o antivírus e nunca o substituindo.
Não é tarefa do firewall verificar se no tráfego está sendo feita a transferência de vírus ou qualquer software malicioso.
Uma firewall (em português: Parede de fogo) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.1
Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware, a combinação de ambos normalmente é chamado de "appliance". A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Firewall
-
o firewall, controla as conexões da rede. abrindo ou bloqueando as portas
rumo à aprovação!!
-
Outras questões podem ajudar a entender melhor o conceito de Firewall, vejam em outras questões:
-
Cespe sempre cria questões relativas a Firewall afirmando que ele deve ser atualizado frequentemente.
Q322466 - A necessidade de constante atualização automatizada de regras e assinaturas de ameaças digitais é característica do funcionamento de antivírus, firewalls e antispywares em computadores pessoais. [ERRADO]
-
O firewall realiza a filtragem de pacotes e então bloqueia as transmissões não permitidas, mas não impede o uso malicioso de serviços que ele esteja autorizado a liberar.
Firewall- É para filtrar as portas de conexão
- Não é antivírus
- Não analisa o conteúdo de mensagens de email
- Não criptógrafa mensagem
-
O firewall é um sistema antivírus...... (...)
o erro já encontraba-se no início da assertiva, possibilitando pular imediatamente para próxima questão.
-
Gabarito Errado.
O firewall não é antivírus, não é antispam, não é antispyware.
-
O Firewall NÃO É ANTI VÍRUS, grave isso!
Só essa informação já o ajudará bastante para responder muitas questões da cespe sobre Firewall, no qual ela sempre tenta confundir o firewall com antivírus.
-
O firewall NÃO é antivírus
O firewall NÃO é antivírus
O firewall NÃO é antivírus
O firewall NÃO é antivírus
O firewall NÃO é antivírus
O firewall NÃO é antivírus
-
Firewall não é antivirus.
-
não se vê mais perguntas formuladas assim.
-
ERRADO
O firewalls é um equipamento (hardware) ou um programa (software) que é utilizado para filtrar as portas de conexões, permitindo ou bloqueando o tráfego.
- O firewall não analisa o conteúdo dos pacotes de dados transmitidos pelas portas de conexão, não é antivírus, não é antispam, não é antispyware, etc.
-O firewall pode direcionar o tráfego de uma porta para outra porta, e este direcionamento é uma característica da função de roteamento.
-O roteamento consiste em avaliar e direcionar o tráfego através das melhores rotas.
-
Firewall não é um antivirus.
Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.
Operam na camada 3 do modelo OSI, de REDE.
Imagine uma (rede interna) FIREWALL (rede externa INTERNET).
FAZ O FILTRO DE PACOTES DE REDES, COM REGRAS DE BLOQUEIO DE PACOTES.
RESUMINDO ELE DECIDE QUEM ENTRA E QUEM SAI.
-
Firewall - é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas.
O firewall:
- NÃO criptografar mensagens.
- NÃO é antivírus.
- NÃO é anti-spam.
- NÃO é anti-spyware.
- NÃO analisa o conteúdo de e-mail.
-
Gabarito (E)
FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS
FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS
FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS
FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS
FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS
FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS
Para não errar mais...
A luta continua, nunca acaba nunca termina!
-
Firewall: É um filtro de conexões da rede interna ou externa. Pode ser um equipamento (hardware) ou um programa (software).
O que faz:
- Impede acesso indevido ao computador, através de suas portas de conexão;
- Permite ou nega o acesso as portas TCP;
- Pode direcionar o tráfego de uma porta para outra (Roteamento).
O que não faz:
- NÃO analisa conteúdo dos pacotes de dados;
- NÃO é antivírus;
- NÃO é antispyware;
- NÃO é antispam;
- NÃO bloqueia anexos de e-mails;
- NÃO criptografa mensagens de e-mail.
-
Firewall é um sistema antivírus? Não, eles são complementares e possuem funções diferentes. Firewall geralmente não é capaz de inibir a infecção de novos tipos de vírus. Além disso, ele não tem a necessidade de ser atualizado frequentemente como nos antivírus!