SóProvas


ID
458536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das
organizações, julgue os itens de 91 a 100.

O gestor público que se preocupa em eliminar o desperdício de esforço desenvolvido pelos demais colaboradores, procurando racionalizar as tarefas e eliminar os movimentos inúteis, adota pressupostos coerentes com a abordagem clássica da administração.

Alternativas
Comentários
  • Taylor (escola clássica) preocupava-se com a racionalização do trabalho, com a redução do tempo utilizado para exercer as tarefas, através da correta organização do processo de trabalho. Um exemplo disso era a unidade básica de trabalho que consistia em cronometrar os movimentos dos trabalhadores e dividí-los nas tarefas que realizavam. Com isso, ele encontrava a melhor maneira de executar as unidades básicas de trabalho, racionalizando o processo produtivo.
    Adaptação do texto de Marcelo Camacho.
  • Complementando...

    A administração cientifica ou clássica tem como principais métodos a mensuração e a observação, que teve como objetivo original eliminar as formas de desperdício mais constantes nas industrias e assim conseguir elevar o nível de produtividade da mesma. O fundador da Administração Científica, Frederic Taylor, trabalhava buscando aumentar a produtividade, diminuir custos e desperdícios. Para ele a Administração Cientifica deveria ser implantada de forma sistêmica e gradual, para evitar descontentamento e atritos. 
    Dentro da Administração Científica existiu a criação de métodos mais adequados a uma realidade industrial, conhecida como Organização Racional do Trabalho, que é um conjunto de técnicas apuradas e analises para eliminar permanentemente desperdícios e criar uma base para pagamento de salários e produção individual. Para isso ocorreu a divisão especifica entre as atividades, separando e definindo Cargo e Tarefa. Isso tudo com base no conceito do homo economicus, o qual diz que toda pessoa é influenciada por recompensas, salariais e materiais apenas afim de atender suas necessidades socioeconômicas.
    Fonte: 
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA05MAJ/escola-classica-ao-sistema-toyota-modelo-japones-administracao
  • O instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários era o estudo de tempos e movimentos. O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa. Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplicados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e esforço ao operário. 
  • Correta!!

  • Só pra acrescentar também:

    não confundir "abordagem" clássica com "teoria" clássica - Sendo esta espécia daquela, ou seja :

    Abordagem clásica : Administração Científica (Taylor) e Teoria Clássica (Fayol).

    Bons estudos !
  • Taylor = Tarefa - Teoria científica

    Fayol = Estrutura - Teoria clássica

  • ESSE GESTOR ADOTA OS PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABELHO - ORT, EM QUE EXISTE UMA ÚNICA MANEIRA CERTA PARA O DESEMPENHO DE CADA TAREFA. THE BEST WAY.

          - ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS.

          - DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO.

          - PADRONIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE TABRALHO.

          - DESEMPENHO DE CARGOS E TAREFAS.

          - SELEÇÃO CIENTÍFICA DO TRABALHADOR.

          - PREOCUPAÇÃO COM A FADIGA E COM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

          - SUPERVISÃO FUNCIONAL ACIRRADA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Administração Científica - Racionalização do Trabalho (Taylor)

     

    Administração Clássica - Racionalização das Tarefas (Fayol)

     

    Administração Burocrática - Racionalidade, adequação dos meios aos fins (Weber)

     

    Administração Sistêmica - Voltada ao ambiente (Bertalanffy)

  • TAYLOR E FAYOL ESTÁO DENTRO DA ABORDAGEM CLÁSSICA MAS CADA UM TEM SUA TEORIAFAYLOR A CLÁSSICA E TAYLOR A CIENTÍFICA.