SóProvas


ID
458539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das
organizações, julgue os itens de 91 a 100.

Um marco na abordagem clássica da administração foi a experiência de Hawthorne, que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas.

Alternativas
Comentários
  • A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council), em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal
  • A experîência de Hawthorne é um marco na abordagem HUMANÍSTICA da administração.
  • Colegas,
    além do que foi dito gostaria de acrescentar;

     - A maior preocupação da experiência de Hawthorne era com os grupos, com a interação dos grupos informais, ou seja, não lidava com a racionalização das tarefas como dito na questão. 

    A Racionalização das tarefas está mais relacionada com a Adm Científica.

    Ótimos estudos!!!!!

  • Na verdade a experiência de Hawthorne foi uma ruptura com a abordagem clássica e a ênfase se deu nas questões intrínsecas, motivadoras e não nas       
    higiênicas como a questão propõe.

  • A experiência de Hawthorne foi um marco para a teoria das relações humanas que faz parte da abordagem humanística.
  • Devido aos comentários acima, espero poder esclarecer uma possível confusão que ocorre. Existem três períodos, o Clássico, Neoclássico e Comtemporâneo. Hawthorne foi na teoria das relações humanas, que ocorreu no período clássico, composto ainda pleas teorias científica, clássica e a burocrática. Bons estudos! 
  • Administração Científica (Taylor) e não Hawthorne. este foi HUMANITARIO, cindiçoes de trabalho.
  • Alguém sabe objetivamente explicar quais as diferenças entre: abordagem, escola e teoria (Na TGA) ? 
    Tem questões que misturam esses termos e já vi até serem usados como sinônimos, mas sei que não são.
    Quem puder ajudar...desde já fico muito grato.
  • Anderson, acredito que ESCOLA e ABORDAGEM sejam sinônimos, ao passo que TEORIA é algo que faz parte e traz fundamentos para aquelas.  Uma escola pode conter mais de uma teoria. Na ESCOLA CLÁSSICA, por exemplo, estudamos duas teorias: a Administração Científica e a Teoria Clássica. Bom, pelo menos é assim que entendo. Espero ter ajudado.
  • "Com a abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual: a transferência da ênfase antes colocada na tarefa (pela Adm Científica) e na estrutura organizacional (pela Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações."

    "A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos, como consequância das Conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movomento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração"

     
  •  

     GAB ERRADA .Olhe aqui um resuminho para estudos.

    1º bloco – Bloco Mecanicista (final do séc. 19 até os anos 30 do séc. 20)

    Aqui entra a Abordagem Clássica (  Teoria da Adm Científica+ Clássica) + Teoria da Burocracia

    1902 – Administração Científica -Frederick Taylor (O ser humano como uma parte da máquina, foco na produtividade, Estudo dos Tempos e Movimentos. Uma boa administração deve pagar salários altos, e ter baixos custos de produção. A administração deveria aplicar métodos de pesquisas, para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

     1906 – Teoria da Burocracia (Max Weber)

    Divisão do Trabalho, especialização, meritocracia, divisão em equipes menores, regras – normas e procedimentos,  diminuição da corrupção.

    1916- Teoria da Adm. Clássica- (Henri Fayol)- Departamentalização. Funções do administrador (planejamento, direção, organização, controle e avaliação).  14 Princípios- Divisão do trabalho, Autoridade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral), Remuneração, Centralização (ou Descentralização), Linha de Comando (Hierarquia), Ordem, Eqüidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa, Espírito de equipe.

    2º bloco – Bloco Humanístico (anos 30 a anos 60)

    1932 – Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)

    Motivação do ser humano, grupos formais x grupos informais, Estudos de Hawthorne  a integração social e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organização informal; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas; a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas.

    1948 – Teoria Estruturalista (evolução das idéias de Max Weber, Karl Marx, Gestalt, entre outros...)/ 1951 – Teoria dos Sistemas (Bertalanfy)/ 1953 – Teoria da Abordagem Sóciotecnica (Trist/Emery)

    E a título de curiosidade o 3º bloco – Bloco Contingencial ou Tecnológico (anos 60 a atualidade) é formado 1956 – Teoria Neoclássica (Peter Drucker), 1958 – Teoria Comportamental ou Behaviorista (Simon), 1962 – Teoria do Desenvolvimento Organizacional e 1972 – Teoria da Contingência (Chandler e cia).

     

     

     

  • Discordo. A experiência de hawthorne originalmente buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência, mas acabou "esbarrando" no aspecto comportamental e a influência dos grupos nesse processo. Tanto é que o primeiro grupo de controle era para aferir a influência da iluminação no produtividade (condição ambiental, foi isso que ele buscou), mas descobriu que aquele grupo era mais eficiente não pelo fato de haver mais ou menos iluminação, mas pela simples observação dos pesquisadores, o que acabou afetando o comportamento do grupo. 

  • Resuminho bem legal para a pergunta acima: 

    Relações humanas

    Preocupação psicológica e sociológica e a influencia da civilização industrial

    O homem social

  • concordo com o caetano


  • A Teoria das Relações Humanas surgiu nos EUA, como consequência das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica.

    Chiavenato - Adm Geral e Pública

    Sendo assim  o erro está em dizer que a experiência de Hawthorne foi um marco da Abordagem Clássica

  • Para complementar segue uma lista das abordagens e das teorias contidas dentro delas:

    Abordagem Clássica: compreende a Teoria Científicas e a Teoria Clássica

    Abordagem Humanística: Teoria das Relações Humanas

    Abordagem Neoclássica: Teoria Neoclássica (surge a APO - Adm por Objetivos)

    Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia e Teoria Estruturalista

    Abordagem Comportamental: Teoria Comportamental (compreende as Teorias X e Y e a Teoria das decisões) e Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)

    Abordagem Sistêmica: Teoria Geral dos Sistemas (TGS), Teoria Matemática e Teoria dos Sistemas (A TS é um ramo específico da TGS)

    Abordagem Contingencial: Teoria da Contingência


  •  Para quem, como eu, que precisa de um maior aprofundamento na matéria de Administração

    Comentário: a questão bagunçou os conceitos da Administração Científica e da Teoria das Relações Humanas.

    “Um marco na abordagem clássica da administração foi a experiência de Hawthorne...” INCORRETO

    Comentário: A abordagem clássica é composta por duas teorias, a Administração Científica (Taylor-1903) e a Teoria Clássica (Fayol-1916). A experiência de Hawthorne foi realizada por Elton Mayo na Teoria das Relações Humanas(1932), sendo esta componente da abordagem humanística e não da clássica como afirma a questão.

    A Teoria das Relações Humanas (ou Escola Humanística da Administração) surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Pg.103 Introdução à TGA CHIAVENATO, 2014.

    “...experiência de Hawthorne, que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas.” INCORRETO

    Comentário: Na verdade, quem buscou,exatamente desta forma, “enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas” foi a Administração Científica. A experiência de Hawthorne também avalia as condições de trabalho, pois foi feita para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção e estendeu-se à fadiga, aos acidentes de trabalho, à rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.

    A administração Científica deu muita importância às condições de trabalho no aumento da eficiência. O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico (iluminação, ventilação, ruído, aspectos visuais da fábrica, etc.) passaram a ser valorizados, não porque as pessoas o merecessem, mas porque são essenciais para a melhoria da eficiência do trabalhador. Pg.64 Introdução à TGA CHIAVENATO, 2014.

    O norte-americano Frederick Winslow Taylor iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. Pg.49 Introdução à TGA CHIAVENATO, 2014.

  • https://www.youtube.com/watch?v=KOGrcLx5W-g


    Assistam ao vídeo - Experiência de Hawthorne, é muito didático!
  • Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)

  • O foco é nos aspectos emocionais e psicológicos dos trabalhadores, pois eles passaram a se sentir importantes,  e não nas condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas.

  • Complementando...

    "que buscou enfatizar a importância das condições do ambiente de trabalho para obter a maior eficiência e racionalização das tarefas." Aqui o CESPE/UnB entregou a paçoca, visto que a abordagem clássica da administração é um sistema fechado, isto é, é uma abordagem conservadora, rígida, inflexível, que não observa o ambiente externo.


    ERRADA

  • Na realidade, a experiência de Hawthorne faz parte da Abordagem Humanística e não da Abordagem Clássica.

  • É bom enfatizar que abordagem clássica não é a mesma coisa de teoria clássica.

    - Abordagem clássica engloba Teoria Científica, teoria clássica e teoria burocratica.

    - Teoria clássica: Fayol

  • ERRADO


    ---------------------


    A Experiência de Hawthorne foi desenvolvida na Teoria das Relações Humanas, e não na Clássica como afirma a questão.


    ---------------------

  • ERRADA!

     

    Na década de 30 do século passado, as preocupações voltaram-se para os fatores humanos que levariam a um melhor desempenho e resultado das organizações. O aumento da importância dos estudos das ciências sociais, como a Psicologia, impulsionou diversos estudos que buscavam entender a dinâmica do indivíduo no ambiente de trabalho.

     

    Rodrigo Rennó
     

  • Errada. Pelo que entendi enquanto estudei isso é que a principio experiência de Hawthorne se voltou ao ambiente de trabalho para obter a maior eficiência. No decorrer disto que foram detectadas "disfunções" que levaram a perceber as situações voltadas para área humanas... 

  • GABARITO: ERRADO

     

    Eu gravei assim:

     

    Experiência de Hawthorne ------>  Teoria das Relações Humanas

     

    * Os dois nomes têm "H".

  • Nunca ouvi falar. :(

  • A Experiência de Hawthorne não está ligada à Abordagem Clássica

  • Falou questões relacionadas as relaçoes Humanas na abordagem Classica já marca errado....Nesta época não se abordava isso, só organização e produção...funcionário era visto como máquinas.

  • 1932 – TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (ELTON MAYO)
    MOTIVAÇÃO DO SER HUMANO, GRUPOS FORMAIS X GRUPOS INFORMAIS, ESTUDOS DE HAWTHORNE (a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho), A INTEGRAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS; AS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS E SOCIAIS E A ATENÇÃO PARA NOVAS FORMAS DE RECOMPENSA E SANÇÕES NÃO-MATERIAIS; O DESPERTAR PARA AS RELAÇÕES HUMANAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES; A ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS E NÃO-RACIONAIS DO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO
     

  • Experiência de Hawthorne (influênciou)Os estudos sobre Motivação (Teoria dos Dois Fatores - Hezberg).[Abordagem Humanística]

    .

    Os estudos sobre Motivação, que foram influenciados por Hawthorne, fazem parte da ABORDAGEM HUMANÍSTICA. Logo, a experiência de Hawthorne foi um marco na Abordagem Humanística, e não na Abordagem Clássica, como diz a questão.

  • GAB ERRADO.

    TAYLOR - MIDVALE, PENSILVANIA. 
    EXPERIENCIA HAWTORNE - ABORDAGEM HUMANÍSTICA.

  • Abordagem HUMANISTA  - T. Humanista – Elton HAWTHORNE org foRmais

    - ênfase: grupo SOCIAL Homem Social

     

  • Um marco na abordagem clássica ( HUMANÍSTICA seria o correto) da administração foi a experiência de Hawthorne.

  • ERRADO

     

    Estudo de Hawthorne > Relações Humanas 

  • Basta lembrar: Hawthorne > Humanas

  • Confesso que errei ao interpretar a questão: de fato o objetivo inicial da Experiência de Howthorne era enfatizar a importância de fatores externos na produtividade (iluminação, lanches, remuneração...). Contudo, apesar de "mirar em uma coisa", acabou "acertando em outra": descobriu-se que a interação social entre as funcionárias influenciava na produtividade. Com esse entendimento, "achei" que a questão fosse certa... Mais uma rasteira estilo CESPE.

  • O estudo de Hawthorne não buscou obter uma maior racionalização das tarefas. Este foi um dos objetivos da Administração Científica de Taylor, não da Teoria das Relações Humanas (em que está inserida a experiência de Hawthorne).

    Os estudos de Hawthorne analisaram fatores que pudessem aumentar a produtividade dos trabalhadores.

    Os autores concluíram que a produtividade era atrelada a um melhor tratamento dos funcionários, ao funcionamento dos grupos dentro das organizações e aos aspectos psicológicos dos trabalhadores.

    Desta forma, os aspectos psicológicos seriam mais importantes do que os fisiológicos.