A meu ver a assertiva está ERRADA, pois:
Quando acontece uma falha de media, o sistema de recuperação deve restaurar o banco de dados a um estado prévio reconhecido como válido. Nesse caso, todas as transações que ocorreram após a falha devem ser desfeitas.
De acordo com as propriedades de transações de banco de dados (Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade), no que refere-se à Atomicidade, uma transação é uma unidade de processamento atômica que deve ser executada integralmente até o fim ou não deve ser executada de maneira alguma. (Fonte: Prof. Diego Carvalho, Estratégia Concursos).
Com certeza essa questão caberia recurso.
Pra mim, trata-se de 1 questão pipocada de erro (pra não dizer outra palavra com rima igual!!!).
Segundo [1], Uma transação é uma unidade atômica de trabalho, que deve ser concluída totalmente ou não ser feita de forma alguma. Portanto, o gerenciador de recuperação do SGBD precisa acompanhar as seguintes operações:
■ BEGIN_TRANSACTION. Esta marca o início da execução da transação.
■ READ ou WRITE. Operações de leitura/escrita.
■ END_TRANSACTION. marca o final da execução da transação.
■ COMMIT_TRANSACTION. Esta sinaliza um final bem-sucedido da transação, de modo que quaisquer mudanças (atualizações) executadas pela transação podem ser seguramente confirmadas (committed) ao banco de dados e não serão desfeitas.
■ ROLLBACK (ou ABORT). Esta operação sinaliza que a transação foi encerrada sem sucesso, de modo que quaisquer mudanças ou efeitos que a transação possa ter aplicado ao banco de dados precisam ser desfeitos.
Tendo os conceitos acima em mente, vamos picotar a questão (pra não dizer outra palavra com rima igual!!!)
Quando acontece uma falha de media, -- aqui vejo o primeiro erro. Nem sempre uma falha de media provoca ROLLBACK nas transações. Depende do tipo de falha e se ela afetou os setores onde os dados estão guardados.
o sistema de recuperação deve restaurar o banco de dados a um estado prévio reconhecido como válido. Nesse caso, todas as transações que ocorreram após a falha -- o ROLLBACK nao alcança apenas as transações após a ocorrência da falha, mas após o último COMMIT.
devem ser refeitas. -- não é refeita, e sim desfeita, como bem apontou o nobre Luciano Nemo.
Fonte:
[1] SBD, E&N