SóProvas


ID
459355
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre sistemas operacionais, considere:

I. No kernel 2.6 do Linux, o escalonador possui 64 níveis de prioridade. Sendo 0 a menor prioridade, as prioridades de 0 a 32 são para processos de tempo real e, de 33 a 63, para os demais processos de usuário.

II. No Linux, as operações READ são síncronas e bloqueantes, pois existe a suposição de que o processo que executou a operação necessita dos dados para continuar, o que confere às operações de leitura maior prioridade em relação as operações de escrita.

III. Na família Windows NT, o escalonador utiliza múltiplas filas e os processos interativos (I/O bound) possuem prioridade sobre os CPU bound. O escalonamento é baseado em prioridades, no qual cada thread possui uma prioridade, que varia de 0 a 31, onde 0 é a menor prioridade.

IV. No Windows, independentemente de haver um ou vários processadores, existirá apenas uma fila de processos aptos; entretanto, a existência de múltiplos processadores permitirá o paralelismo físico na execução das threads.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I) No Kernel 2.6 há 140 níveis de prioridade, quanto menor o valor maior a prioridade:
    1-100 RT Prios
    101-140 User Task Prios
  • O Linux utiliza um sistema de prioridades, onde um processo que possui prioridade maior tem precedência sobre um de prioridade menor para obter o processador. A identificação da prioridade de um processo pode ser estática ou dinâmica e varia de 1, a maior prioridade, a 139, a menor. Os números 1 a 99 são atribuídos a processos de tempo real e 100 a 139 são atribuídos a processos tradicionais (interativos e segundo plano).

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_%28n%C3%BAcleo%29 (NÃO  confiável !!!!! Erro!)
  • Dadas as opções, o item II fica certo (não tem a opção de apenas III e IV corretos), mas a rigor, ele está errado. 

    Primeiro ele diz que "No Linux as operações READ são síncronas e bloqueantes", mas desde o início do kernel 2.6 existe a opção das operações assíncronas não-bloqueantes. Apesar de aquelas serem o mais comum, essas existem e são usadas nos casos em que são mais vantajosas.

    Segundo ele diz que as operações de leitura tem maior prioridade em relação às de escrita. Isso é verdade para o escalonador Deadline (que não é e nunca foi o usado como padrão).  O Anticipatory I/O Scheduler, que era o padrão, por default também priorizava leituras, mas através de parâmetros, era possível priorizar escritas. Fato é que ele não é o padrão desde o kernel 2.6.18 e na verdade, já foi removido. Aí vem o atual I/O scheduler, CFQ, que prioriza as operações síncronas sobre as assíncronas, não necessariamente READS sobre WRITES, mas como normalmente, READS são síncronos, se criou essa idéia que READS têm maior prioridade.

  • Apenas o item I está errado!

    "O escalonador possui 140 níveis de prioridade (quanto menor o número, maior é a prioridade). Prioridades de 1 a 100 são para processos de tempo 
    real; de 101 a 140 para os demais processos de usuário (interativos ou não interativos)."

    Fonte: http://www.inf.ufes.br/~zegonc/material/Sistemas%20Operacionais/Outros%20slides/SchedulerLinuxWindows.pdf
  • Como a III e a IV podem estar ambas corretas?
    Na III diz-se, "Na família Windows NT, o escalonador utiliza múltiplas filas";
    Na IV diz-se, "
    No Windows ... existirá apenas uma fila de processos aptos";
    O Windows NT tb é windows, como pode ter múltiplas e apenas uma fila ao mesmo tempo?!
  • A I) e III) deveriam estar erradas pois dizem que o 0 é um processo de menor prioridade, onde na verdade é um processo de maior prioridade.
    Essa questão foi anulada ?

  • Aqui tem informações para responder a essa questão: http://www.inf.pucrs.br/~ramos/sop_escwinlin.pdf

  • Letra D

     

    Fonte: Sistemas operacionais : programação concorrente com pthreads
    EDIPUCRS - Celso Maciel da Costa
    Págs. 73 a 75

     

    https://books.google.com.br/books?id=KOdf-52KERMC&pg=PA73&lpg=PA73&dq=140+n%C3%ADveis+de+escalonamento+linux&source=bl&ots=QXIaDp7fZZ&sig=C3V_1PxcMjdSMgTkH12afRLS8JI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjnkfOtvaPbAhVGgJAKHe1zDrAQ6AEITDAG#v=onepage&q=140%20n%C3%ADveis%20de%20escalonamento%20linux&f=false