SóProvas


ID
459364
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A norma TIA-942 classifica os Data Centers em quatro níveis (Tiers), havendo para cada um deles um conjunto de requisitos obrigatórios que devem ser observados. Nesse contexto, considere os pontos de falha descritos na norma:

I. Caso não se implemente uma MDA (Main Distribution Area) secundária, se a MDA primária falhar, o sistema cessa.

II. Caso não se implemente uma HDA (Horizontal Distribution Area) secundária, se a HDA primária falhar, o sistema cessa.

Os pontos de falha descritos nos itens I e II estão contidos,

Alternativas
Comentários
  • Como as falhas citadas atingem o tier IV, elas tambem afetam todas as outras tiers. Isto porque a tier IV implementa tudo que as outras 3 tiers possuem alem de um algo a mais.

    http://datacenter10.blogspot.com/2009/01/classificao-dos-datacenters-tia-942.html
  • TIER 1 (Básico): Susceptível a interrupções planejadas ou não planejadas. Erros operacionais ou falhas espontâneas da infraestrutura do site podem provocar a interrupção dos serviços. Permite uma indisponibilidade (downtime, ou seja, tempo que uma aplicação ou sistema permanece indisponível para utilização) anual máximo de até 28,8 horas.
    Pontos de Falha: Falta de energia da concessionária no DATACENTER ou na Central de Operadora de Telecomunicações. Falha de equipamentos da Operadora. Falha nos roteadores ou switches quando não redundantes. Qualquer catástrofe nos caminhos de interligação ou nas áreas ER,MDA,HDA ,ZDA e EDA. TIER 2 (Componentes Redundantes): Em face da redundância nos equipamentos, esta categoria é menos susceptível a falhas. O ambiente possui piso elevado e planejamento N+1 (“Need plus one”). A distribuição de circuitos não é redundante. Permite uma indisponibilidade (downtime) anual máximo de até 22 horas.
    Pontos de Falha: Falhas nos sistemas de ar-condicionado ou de energia podem ocasionar falhas em todos os outros componentes do Datacenter. TIER 3 (Manutenção Concorrente): Permite atividades planejadas de manutenção sem a necessidade de interrupção dos serviços. Permite uma indisponibilidade (downtime) anual máximo de até 1,6 horas.
    Pontos de Falha: Qualquer catástrofe no MDA ou HDA irá interromper os serviços. TIER 4 (Tolerante a Falhas): Além de possuir infraestrutura e capacidade para operar sob qualquer tipo de ação de manutenção programada, o ambiente é também tolerante a falhas, garantindo o fornecimento de recursos de energia elétrica, ar condicionado, mesmo durante a ocorrência de pior caso intempestivo (enchentes, falta de energia elétrica, falta de água, queda de pequenas aeronaves, etc.). Permite uma indisponibilidade (downtime) anual máximo de até 0,4 horas.
    Pontos de falha:Se a MDA primária falhar se não houver MDA secundária. Se a HDA primária falhar se não houver HDA secundária.
    Gabarito: C