SóProvas


ID
45988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca da Organização Internacional de
Polícia Criminal (INTERPOL).

A INTERPOL administra cinco presídios, um em cada continente, utilizados na guarda provisória de presos procurados pelas polícias nacionais e no encarceramento de criminosos de guerra.

Alternativas
Comentários
  • Ela não possui presídios. É apenas uma central de informações e cooperação entre as polícias de todo o mundo.
  • "os agentes, na verdade, não fazem prisões e não há um presídio da Interpol para onde os presos são levados. A agência funciona como uma ligação administrativa entre as agências de aplicação da lei dos países membros, fornecendo assistência de comunicação e base de dados"http://pessoas.hsw.uol.com.br/interpol1.htm
  • Ela possui Escritórios em determinados continentes, mas não presídios
  • Questao errada, a Interpol nao administra presidios.
  • Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida pelo seu acrónimo Interpol (em inglês: International Criminal Police Organization), é uma organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diferentes países. Foi criada em Viena, na Áustria, no ano de 1923, pelo chefe da polícia vienense Johannes Schober, com a designação de Comissão Internacional de Polícia Criminal.

     

    Entre 1938 e 1945 após a anexação da Áustria pelo Terceiro Reich, a organização foi comandada por quatro diferentes oficiais nazistas da SS; Otto Steinhäusl, Reinhard Heydrich, Arthur Nebe e Ernst Kaltenbrunner, todos eles mortos durante a II Guerra Mundial ou executados como criminosos de guerra ao fim do conflito.

     

    Hoje sua sede é em Lyon, na França, tendo adotado o nome actual em 1956 e tem a participação de 190 países membros.

     

    A sigla Interpol foi pela primeira vez utilizada em 1946. A Interpol não se envolve na investigação de crimes que não envolvam vários países membros ou crimes políticos, religiosos e raciais. Trata-se de uma central de informações para que as polícias de todo o mundo possam trabalhar integradas no combate ao crime internacional, o tráfico de drogas e os contrabandos.

     

    A presidente atual é Mireille Ballestrazzi, natural de Orange, França.

     

    Um exemplo da participação da Interpol em um caso é o Desaparecimento de Madeleine McCann, uma menina inglesa que desapareceu em um quarto de hotel na cidade portuguesa de Lagos, no Algarve .