-
Livro Diário é destinado ao registro dos fatos contábeis (ou administrativos), é OBRIGATÓRIO, comum, principal e cronológico.
Livro Razão não é de registro obrigatório no Registro Público. Ver Resoluções CFC nº 563/83, itens 2.1.5/2.1.5.4, e nº 790/95. (Resposta Cespe confirmando resposta)
Para os efeitos da legislação empresarial, o livro Razão é FACULTATIVO (mas, segundo Imposto de Renda, ibrigário para os contribuintes sujeitos ao lucro real), principal e sistemático.
Livro Contabilidade Básica, Ricardo J Ferreira. Pag 79.
-
errada
não é obrigatório
-
Resposta: Errada. Há dois tipos de livros: (a) Livros facultativos mantidos para a defesa dos interesses das entidades ou para dar maior clareza aos registros dos livros obrigatórios; b) Livros obrigatórios são exigidos por lei especifica: lei comercial, fiscal e societária. Os livros principais, Razão e Diário, apresentam todas as informações sobre a empresa, porém são geralmente sintéticos ou não prestão uma analise detalhada da situação patrimonial. Diário: No livro diário, os fatos são registrados sem ordem cronológica, de acordo com a sua ocorrência. Principais características: 1) obrigatório (exigido pela legislação civil); 2) principal (registra todos os fatos contábeis); 3) comum (para todas as empresas); 4) cronológico (fatos contábeis registrados em ordem cronológica). Razão: o Livro Razão consiste no registro de conta, ou seja, representação gráfica da conta – cada conta é uma página do livro. Principais características: 1) Facultativo (pela legislação comercial); 2) Obrigatório (pela legisla fiscal); 3) principal (registra todos os fatos contábeis); e 4) sistemático (fatos contábeis são registrados por conta e não por ordem cronológica). Além do mais, uma das formalidades, extrínsecas, do livro diário e obrigatoriedade de autenticidade pela junta comercial do estado (empresas mercantis) ou pelo Registro Civil de pessoas jurídicas (empresas civis), posto que não se estende ao livro Razão, ou seja, o livro razão não é, obrigado realizar o registro público
Fonte: Francisco Velter; Luiz Roberto Missagia; e, Moraes Junior - Todos do Ponto dos Concursos
-
A escrituração de ambos os livros é obrigatório (empresas optantes pelo lucro real), mas o registro é obrigatório apenas para o livro diario.
-
Obrigaçao somente no LIvro DIÁRIO...!!!
No livro RAZÃO não há de se falar em Obrigatoriedade....
-
Diário
Obrigatório ( exigido pelo CC)
Principal
Comum
Cronológico
Razão
Facultativo (Pela legislação comercial)
Obrigatório (Pela legislação fiscal)
Principal
Sistemático
-
O Livro Razão não é obrigatório pelo CC.
Bons estudos!
-
Os dois livros são obrigatórios. Ocorre que somente o livro diário deve ser registrado no registro público competente
-
Questão muito parecida
(Cespe 2004 - Petrobras) Os livros diário e razão são considerados registros permanentes da entidade e devem ser registrados no registro público competente.
-
o LIVRO RAZÃO:
§ O livro razão é facultativo, principal (isto é, registram todos os fatos) e sistemático (leva em conta principalmente a organização das informações).
o LIVRO DIÁRIO:
§ Ele é obrigatório para a quase que totalidade dos empresários (ressalva-se o pequeno empresário previsto na LC 123/2006).
GABARITO ERRADO!
-
Livro diário > obrigatório
Livro razão > facultativo e não precisa ser autenticado.
Para contribuintes do Lucro real o razão é obrigatório.
-
Livro diário -> Obrigatório de modo geral.
Livro Razão -> Obrigatório para as empresas que são tributadas com base no lucro real. Ou seja, não é obrigatório de modo geral.
-
Livro Diário é destinado ao registro dos fatos contábeis (ou administrativos), é OBRIGATÓRIO, comum, principal e cronológico.
Livro Razão não é de registro obrigatório no Registro Público. Ver Resoluções CFC nº 563/83, itens 2.1.5/2.1.5.4, e nº 790/95. (Resposta Cespe confirmando resposta)
Para os efeitos da legislação empresarial, o livro Razão é FACULTATIVO (mas, segundo Imposto de Renda, OBRIGATÓRIO para os contribuintes sujeitos ao lucro real), principal e sistemático.
Livro Contabilidade Básica, Ricardo J Ferreira. Pag 79
-
Apenas o Livro Diário é totalmente obrigatório. O Livro Razão é obrigatório apenas para empresas que são tributadas pelo Lucro Real. Além disso, apenas o Livro Diário requer registro.
Assim, incorreta a afirmativa.
-
RIR Decreto 3000
Art. 259. A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação
§ 1º A escrituração deverá ser individualizada, obedecendo à ordem cronológica das operações.
§ 2º A não manutenção do livro de que trata este artigo, nas condições determinadas, implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica
§ 3º Estão dispensados de registro ou autenticação o Livro Razão ou fichas de que trata este artigo
Fonte: Renato em comentário de outra questão!
-
QUESTÕES QUE PODEM AJUDAR:
Assinale a alternativa correta sobre os principais livros contábeis.
a. Ambos são de uso obrigatório, sendo indispensáveis. Os principais livros contábeis são os livros Diário e Razão.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(CESPE/FUNPRESP/ANALISTA DE CONTABILIDADE/2016) A legislação brasileira determina ser obrigatória a escrituração contábil; por isso, o empresário e a sociedade empresária devem escriturar, pelo menos, os livros diário e razão. A BANCA MANTEVE O GABARITO COMO ERRADO.
-
PAREI DE LER NO OBRIGATÓRIO.
-
Gabarito: Errado
O livro razão não precisa ser registrado na junta Comercial.
Livro Diário: deve registrar todas as movimentações diárias de valor que possam modificar a situação patrimonial de uma empresa. Pela legislação comercial, é um registro obrigatório para escrituração comercial e contábil das organizações e deve obedecer às Normas Brasileiras de Contabilidade. No livro diário todas as operações devem ser lançadas em ordem cronológica, do primeiro ao último dia do ano, com individualização, clareza e referência aos documentos comprobatórios dos fatos.
Livro Razão: também é um livro contábil obrigatório para as empresas. A grande diferença entre os livros é que este não precisa seguir algumas formalidades, como o Livro Diário. Ou seja, não é preciso registrá-lo na Junta Comercial, por exemplo. Este livro serve para apresentar a movimentação analítica das contas escrituradas do Livro Diário e constantes no balanço da empresa.
-
Pessoal falando que o Livro Razão não é obrigatório cuidado, ele é obrigatório, só não segue as mesmas exigências do livro diário
...
-
O Razão é;
FACULTATIVO ==> legislação societária
OBRIGATÓRIO==> Regulamento do Imposto de Renda (RIR/2018) (entidades obrigadas a declarar o IR Lucro Real)
Fonte: Estratégia Concursos
-
Igor Cintra | Direção Concursos
01/11/2019 às 11:04
Apenas o Livro Diário é totalmente obrigatório. O Livro Razão é obrigatório apenas para empresas que são tributadas pelo Lucro Real. Além disso, apenas o Livro Diário requer registro.
Assim, incorreta a afirmativa
-
Uma das características extrínsecas do livro diário é o seu registro em cartório civil; Já o livro razão não exige ser registrado em cartório. Além disso, a questão fala que ambos são obrigatórios, sendo que o livro Razão é obrigatório somente para as empresas optantes pelo lucro real.
-
Entendimento do CESPE:
Livro diário = OBRIGATÓRIO.
Livro razão = FACULTATIVO.
sem confundir nenhum amiguinho.
-
ERRADO
O livro diário é obrigatório para todas as empresas, porém o livro razão é facultativo pela legislação societária e obrigatório para as empresas que são tributadas pelo Lucro Real (Regulamento do Imposto de Renda/2018).
-
NEM SEMPRE TEMOS RAZÃO
-
Apenas o Livro Diário é totalmente obrigatório. O Livro Razão é obrigatório apenas para empresas que são tributadas pelo Lucro Real. Além disso, apenas o Livro Diário requer registro.
Assim, incorreta a afirmativa
-
Razão -> Escriturado de maneira manuscrita, mecânica ou informatizada. Entretanto não necessita de autenticação, nem de registro na Junta Comercial e no Cartório.
-
Gabarito: errado
Livro diário : obrigatório , exceto para os pequenos empresários.
Livro razão: facultativo, exceto para os tributados sobre o lucro real.
Livro caixa: facultativo, exceto para os tributantes sobre o simples nacional.
-
São tantos livros... Vale lembrar que nem tudo nessa vida é obrigatório.
-
ERRADO
Apenas o Diário é obrigatório. Além disso, por ser feito baseado no diário, não faz sentido registrar o Razão, justamente porque o diário é registrado previamente.
Qualquer erro, só corrigir...
-
ERRADO
RESUMO DOS LIVROS DIÁRIO E RAZÃO
Diário: O Livro Diário é aquele onde são marcadas diariamente todas as movimentações de valor de uma empresa, sendo um registro básico de toda a escrituração contábil. Neste livro são lançados dia a dia todos os atos ou operações em atividade, que modifiquem ou possam alterar a situação patrimonial da empresa. (DÉBITO E CRÉDITO).
- principal
- cronológico
- obrigatório
" representa os lançamentos"
Razão: Não possui tantas formalidades quanto o Livro Diário. Neste livro não são necessários os termos de abertura ou encerramento e, da mesma forma, não é preciso a autenticação na Junta Comercial.
O Livro Razão serve para controlar os saldos de todas as contas registradas no Livro Diário de forma individualizada. Assim, este livro trata de manter os registros de todos os dados em aberto além das contas a pagar ou a receber.
-principal
-Sistemático
-facultativo(em regra) *obrigatório- p/ as empresas optantes de lucro real
"representa o razonete"
-
Lembrando que o CESPE considera o livro razão facultativo (regra), porém se a questão mencionar o caso da tributação do lucro real e das normas contábeis é obrigatório (exceções).
-
Minha contribuição.
O livro diário é obrigatório para todas as empresas, porém o livro razão é facultativo pela legislação societária e obrigatório pelo Regulamento do Imposto de Renda (RIR/2018).
Gabarito: Errado
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Obrigatório
Diário sim
Razão não
-
Gabarito: Errado
O erro está em dizer que o Livro Diário também deve ser registrado no registro público competente. Quanto a obrigatoriedade, está correto, segundo a legislação fiscal.
Livro Diário --- é um livro em que as empresas devem ter para escriturar suas operações contábeis realizadas no dia a dia. Os lançamentos registrados no livro devem ter partidas dobradas de crédito e débito e os resultados dos dois devem ser iguais. É obrigatório.
Livro Razão --- é um registro de escrituração que tem a finalidade de coletar dados cronológicos de todas as transações registradas no Livro Diário e organizá-las por contas individualizadas. Com o Livro Razão, é possível controlar o movimento de todas as contas contábeis separadamente. Obrigatório, segundo a legislação fiscal.
-
Livro Diário
- Obrigatório (Em regra)
- Dispensado para MEI – até 81 mil de receita bruta
Livro Razão
- Facultativo (Em regra)
- Obrigatório para entidades obrigadas a declarar o IR com base no Lucro Real.
-
LIVRO RAZÃO
Facultativo
- pela legislação comercial (Código Comercial - regra)
***obrigatório, pela legislação fiscal, somente às entidades obrigadas a declarar IR com base no lucro real.
Principal
- porque registra todos os fatos contábeis;
Sistemático
- porque os fatos são registrados por ordem sistemática, agrupando-se os registros segundo sua natureza e finalidade;
-
ERRADO
(CESPE/2017) É obrigatória a escrituração do livro razão por qualquer pessoa jurídica. ERRADO
(CESPE) As entidades comerciais que adotem escrituração completa estão obrigadas a autenticar o livro razão. ERRADO
O Razão é facultativo pela legislação societária e obrigatório somente para as entidades obrigadas a declarar o IR com base no Lucro Real.
-
Os livros diário e razão, por constituírem os registros permanentes de uma entidade e por serem obrigatórios, devem ser registrados no registro público competente. (ERRADO)
O livro Diário, em regra, é obrigatório.
Em regra o Razão é facultativo e é obrigatório para as empresas tributadas com base no LUCRO REAL.
Somente o diário precisa ser autenticado, as informações do diário vem do razão e por isso o razão não precisa ser autenticado.
-
Dia(rio) = todos temos
Razão= nem todos têm rsrs