SóProvas


ID
461179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Sabendo que os meios de cultura consistem da associação
qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os
nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de
microrganismos fora do seu meio natural, julgue os itens a seguir.

Meios de cultura são comumente esterilizados por autoclavação, na qual é empregado calor seco como o agente esterilizante.

Alternativas
Comentários
  • Comparação de processo de esterilização:

    Calor seco – Estufas

    Calor úmido – Autoclaves

    Calor seco: A esterilização em calor seco é feita em estufas elétricas equipadas com resistências e termostato. A circulação de ar quente e o aquecimento dos materiais se fazem de forma lenta e irregular, mesmo quando possuem ventiladores (não é o caso da maioria que está no mercado). Para atingir os parâmetros de esterilização, longos períodos de exposição são necessários e a temperatura é bem mais elevada quando comparada ao calor úmido.

    Calor úmido: O processo de esterilização por calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão, é considerado por vários autores, o mais seguro, rápido, eficiente e econômico disponível para instrumentos termorresistentes. Desta forma a esterilização por estufas somente é indicada quando a esterilização em autoclaves é impossibilitada pela natureza do artigo, isto é, quando sofrem dano em presença de umidade ou quando são impermeáveis, como pós e óleos.


    fonte: http://www.cristofoli.com/biosseguranca/autoclave-x-estufa/