Aférese é um procedimento no qual um componente sanguíneo é separado e removido do organismo através da utilização de um equipamento automatizado. Esta terapia é realizada com a finalidade de remover uma substância anormal, ou presente em excesso na circulação, no tratamento de uma determinada doença. A aférese, geralmente, é uma terapêutica adjuvante ou complementar, não sendo utilizada isoladamente na maioria das doenças.
A aférese é mais frequentemente utilizada com finalidade não terapêutica. Neste caso, o componente sanguíneo é coletado para uso transfusional.
Fonte: http://www.einstein.br/hospital/banco-de-sangue/outros-tratamentos/Paginas/aferese-terapeutica.aspx
Caracterização, produção e indicação clínica dos principais hemocomponentes
Concentrado de hemácias lavadas
Pacientes que tiveram reações transfusionais alérgicas com CH normal poderão ser beneficiados com o uso de hemácias lavadas. Hemácias lavadas são usadas para pacientes com deficiência de IgA e anticorpos anti-IgA. A resposta esperada com relação ao hematócrito é a mesma que com a transfusão de CH não lavados.2 Entretanto, há relatos contraditórios afirmando que pacientes que são cronicamente transfundidos com hemácias lavadas podem necessitar de um maior número de unidades para atingir o hematócrito apropriado, devido à perda de glóbulos vermelhos durante a lavagem.3 O procedimento de lavagem deverá ser realizado com solução isotônica de cloreto de sódio.1 Para esse processo ser efetivo, deve compreender pelo menos três ciclos de lavagem.14Este procedimento pode ser realizado a qualquer momento dentro do prazo de validade do componente, mas uma vez que a lavagem é realizada em sistema aberto, o CH resultante pode ser estocado por apenas 24 horas, entre 1º e 6ºC, devido ao risco de contaminação bacteriana. CH lavadas devem ser administrados através de filtros de transfusão em até quatro horas.3
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842004000200011