-
O que muda é o caminho da reação.
-
A adição de um catalisador dá origem a um novo mecanismo de reação. Esse mecanismo gera um intermediário de reação que tem uma menor energia de ativação. Pela lei de Arrhenius, quanto menor a energia de ativação, maior é constante de velocidade. Dessa forma, se a "constante cinética" dessa questão é a constante de velocidade k(T), esse gabarito está obviamente errado, já que a contribuição do catalisador para acelerar a reação está justamente no aumento de k(T) (às vezes a concentração do catalisador não aparece na lei de velocidade).
Aqui -->https://ecivilufes.files.wordpress.com/2011/03/cinc3a9tica-quc3admica-b-eng-civi-2008-2.pdf no primeiro slide "Catálise" isso fica bem claro.
-
O catalizador acelera tanto a reação direta quanto a inversa, pois diminui a energia de ativação de ambas, de forma que a constante cinética da reação global permanece constante (K = kdireta/kreversa) . O catalisador não aumenta a quantidade de produto, apenas acelera as reações no sentido do equilíbrio.
-
O catalisador muda o k aparente, mas não muda o k da reação em si (que inclusive aparece na expressão depois que você faz a taxa pensando nos mecanismos), acho que é por isso que a assertiva está errada.
-
O complexo pré barreira vai ter uma energia de ativação menor, por causa de outro mecanismo de reação...