Encontrei esta questão comentada no site: http://admcomentada.com.br/transpetro2011/24-cesgranrio-transpetro-administrador2011/#comments
Segue:
"Ja falei de capital de giro aqui: http://administracaocomentada.wordpress.com/2011/06/21/36-cesgranrio-%E2%80%93-transpetro-%E2%80%93-administrador2006/
E peço desculpas por um erro que cometi, acabei resolvendo essa questão pela fórmula que tinha lá, mas a fórmula do capital de giro quem tem lá (Capital de Giro = (Patrimônio Líquido + Exigível a Longo Prazo) – (Ativo Permanente + Realizável a Longo Prazo)) na verdade é igual a fórmula do capital de giro líquido. Só para provar:
Capital de giro = (PL + ELP) – (AP + RLP)
PL + ELP é tudo que sobra do lado do passivo se tirarmos o Passivo Circulante, ou seja, vou chamar essa parcela agora de P – Pc.
O mesmo acontece na outra AP + RLP é tudo que sobra do ativo se tirarmos o ativo circulante, ou seja, A – Ac.
Sendo assim, ficamos com:
Capital de giro = (P – Pc) – (A – Ac)
Capital de giro = P – Pc -A + Ac -> Como lado A e lado P são iguais, podemos cortar, ficando:
Capital de giro = – PC + Ac, rearrumando, Capital de Giro = Ac – Pc, ou seja, a fórmula do capital de giro líquido.
Resolvi no dia da prova pela fórmula lá de cima, a primeira, sem nem me ligar e achei estranho quando vi o pessoal dizendo que a questão estava errada, mas de fato está. O que a questão considerou como certa foi o capital de giro líquido, pois o capital de giro é somente o ativo circulante. Mas fiquem com a primeira fórmula na cabeça como uma alternativa ao Capital de Giro Líquido, nessa questão, por exemplo, deu certo.
Vamos lá, se a questão realmente quisesse o Capital de Giro, acharíamos assim, pela equação fundamental da contabilidade:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido [Ativo = Ac + Añc ; Passivo = Pc + Pñc]
Ac + Añc = (Pc + Pñc) + PL
Nessa questão, tomaríamos:
Añc = 847 -> Ativo Imobilizado
Pc = 550 + 290 = 840 -> Financiamentos de curto prazo + Fornecedores
Pñc = 850 -> Financiamentos de longo prazo
PL = 660
Ac + 847 = (850 + 840) + 660
Ac = 1.503
Mas não temos resposta assim.
Mas se resolvermos pelo Capital de Giro Líquido, temos:
CGL = (PL + ELP) – (AP + RLP)
CGL = (660 + 850) – 847
CGL = 663.
Ou, pegar os 1.503 que achamos acima e diminuir 840 = 663.
RESPOSTA LETRA B
Ou seja, a banca deu o gabarito como Capital de Giro Líquido. O candidato teria que adivinhar na hora, por não ter alternativa com o capital do giro e, como é de costume, a CESGRANRIO não anulou."