SóProvas


ID
464092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diversas são as métricas utilizadas em engenharia de software. Para a utilização da métrica de pontos de função para medir a funcionalidade entregue por uma aplicação S, a fronteira dessa aplicação deve ser definida. A seguir, diversas contagens devem ser realizadas, como a quantidade de

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de lógica interna (ALI): é um grupo de dados logicamente relacionado ou informações de contorle especificadas pelos usuários, que é utilizado e sofre manutenção dentro da fronteira da aplicação.
    Grupos de dados logicamente relacionados refere-se a dados relacionados a um nível em que o usuário consegue perceber como uma aplicação consegue realizar uma atividades especifica.
    Informações de controle: são dados utilizados pelos aplicativos para garantir conformidade com os requisistos das funções de negócio especificados pelos usuários.

    Consulta externa: é uma transação que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. Sua principal intenção é apresentar informações aos usuários pela simples recuperação de dados ou informações de controle da ALI e/ou AIE (Arquivo de interface externa).
    Mostra os dados sem formatação.

    Saídas externas: é uma transação que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. Sua princiapl intenção é apresentar informações aos usuários através de lógica de processamento que não seja apenas uma simples recuperação de dados ou informações de controle. Seu processamento deve conter cálculos ou criar dados derivados ou manter um ALI ou alterar o comportameto do sistema.
  • a) arquivos de interfaces externas (external interfaces files, EIS) arquivos lógicos internos, agrupamentos físicos de dados mantidos dentro da fronteira de S e usados para que S forneça informações a usuários ou a sistemas externos. (Esta alternativa trocou arquivos lógicos internos por arquivos de interfaces externas)

    b) arquivos lógicos internos (internal logical files, ILF) arquivos de interfaces externas, agrupamentos físicos de dados armazenados fora da fronteira de S e usados para que S obtenha informações de usuários ou de sistemas externos. ( Esta alterativa trocou arquivos de interfaces externas por arquivos lógicos internos)

    c) consultas externas (external inquiries, EQ) entrada externas, processos elementares que solicitam informações externas à fronteira de S e cujos resultados são armazenados em arquivos lógicos internos. ( Esta alternativa trocou entradas externas por consultas externas)

    d) entradas externas (external inputs), processos elementares que processam informações de controle ou de dados provenientes de fora da fronteira de  S (Correta)

    e) milhares de linhas de código da aplicação (KLOC), utilizada para obter a quantidade de arquivos lógicos internos e externos necessários para armazenamento de dados usados por S. (Em análise de ponto de função não são contados as linhas de código da aplicação, o que são contados são as funcionalidades, requisitos funcionais)

    Entradas Externas - É um processo elementar que processa dados ou informações de controles que vêm de fora da fonteira da aplicação. Sua principal intenção é manter um ou mais arquivos lógicos internos.

    Fonte: http://www.fattocs.com.br/
  • a) arquivos de interfaces externas (external interfaces files, EIS), agrupamentos físicos de dados mantidos dentro da fronteira de S e usados para que S forneça informações a usuários ou a sistemas externos.

    Resposta: 
    Arquivo de Interface Externa (AIE) é apenas referenciado pela aplicação, ou seja, ele é mantido dentro da fronteira de outra aplicação.

    b) arquivos lógicos internos (internal logical files, ILF), agrupamentos físicos de dados armazenados fora da fronteira de S e usados para que S obtenha informações de usuários ou de sistemas externos

    Resposta: 
    Arquivo Lógico Interno (ALI) ser mantido dentro da fronteira da aplicação

    c) consultas externas (external inquiries, EQ), processos elementares que solicitam informações externas à fronteira de S e cujos resultados são armazenados em arquivos lógicos internos.

    Resposta: 
    Consulta Externa (CE), assim como uma SE, é um processo elementar que envia dados (ou informações de controle)  para fora da fronteira da aplicação.

    d) entradas externas (external inputs), processos elementares que processam informações de controle ou de dados provenientes de fora da fronteira de S.

    Resposta: Correta


    e) milhares de linhas de código da aplicação (KLOC), utilizada para obter a quantidade de arquivos lógicos internos e externos necessários para armazenamento de dados usados por S.

    Resposta:  A contagem não se baseia em código é sim funcionalidades ou requisitos do sistema.