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ID
464101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em uma aplicação para gerenciamento de currículos profissionais, deve haver uma funcionalidade para pesquisa (busca) por informações previamente registradas. Essa funcionalidade deve ser apresentada aos usuários como um formulário da interface gráfica da aplicação cuja composição deve ser diferente em cada uma das seguintes situações. Na primeira, o formulário deve apresentar ao usuário campos que permitam realizar buscas por empresas que oferecem vagas de emprego. Na segunda situação, o formulário deve apresentar campos para permitir aos usuários a realização de buscas por currículos de candidatos a vagas de emprego. O engenheiro de software, encarregado da implementação dessa funcionalidade, decidiu usar um padrão de projeto do catálogo GoF (Gang of Four). Esse padrão foi escolhido porque permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos. No caso da funcionalidade descrita acima, os diferentes produtos a serem criados são as duas variantes do formulário de busca.

Dentre os listados abaixo, qual foi o padrão escolhido pelo engenheiro de software?

Alternativas
Comentários
  • ... permite construir produtos com diferentes representações de tal forma que o mesmo processo de construção possa ser usado para criar diferentes produtos..... Define o padrão GoF Builder.

    Abstract Factory:
    Cria famílias de objetos relacionados ou dependentes, através de uma única interface e sem que a classe concreta seja especificada.

    Brigder: Padrão estrutural (já pode ser eliminado por isso) é utilizado quando deseja que uma interface possa variar independente de suas implementações.

    Mediador: Padrão comportamental (já pode ser eliminado por isso) que pemite a unificação da interface do sistema. A comunicação entre os objetos é encapsulada com um objeto mediador, isso reduz  dependencia entre os objetos que estão se comunicando.

    Prototype: Criação de objetos a partir do modelo original.
  •  Builder
    Separar a construção de objeto complexo da representação para criar representações diferentes com mesmo processo.
  • Separar a construção de um objeto de sua respectiva representação, e desta maneira, a partir dessa mesma construção, produzir representações diferentes [Gamma, et al, 1994].

  • Eu associo o padrão Builder ao conceito de polimorfismo de OO. Como é um dos padrões mais cobrados, nunca mais esqueci associando esses dois conceitos.
  • Correção:

    a) E. O padrão Abstract Factory é usado quando temos um família de objetos relacionados tratando também as restrições de cada um.

    b) E. O padrão Bridge desacopla uma interface de sua implementação, de tal forma que ambos possam variar independentemente.

    c) C.

    d) E. O padrão Mediator encapsula a complexidade de um projeto, facilitando a manutenção. Complexidade aqui é a forma com que um conjunto de objetos se interagem.

    e) E. O padrão Prototype permite a construção de um protótipo pra ser usado na criação de cópias de objetos. Exemplo: protótipo Carro e os exemplos Corsa, Fusion.

  • c-

    o cara que falou que builder esta associado a diferentes representações nao estava brincando