SóProvas


ID
464128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Relacione os padrões de projeto às suas indicações de uso.

I - Ponte
II - Observador
III - Decorador
P - Mostra como adicionar responsabilidades aos objetos dinamicamente.
Q - Separa a abstração de um objeto de sua implementação.
R - Define e mantém dependência entre objetos.
S - Define um objeto que encapsula como um conjunto de objetos que interagem.
As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Ponte - (Bridge) = Implementar um design que permita total desacoplamento entre interface e implementação.
    Observador - (Observer) = Desacopla um objeto do conhecimento de que outros objetos dependem dele.
    Decorador - (Decorator) = Adiciona responsabilidades a um objeto dinamicamente.
  • A letra S é o padrão Mediator.
  • I - Ponto - Desacopla uma abstração de sua implementação, de tal forma que ambas podem variar independentemente.
    II - Observer - Define um dependência um-para-muitos entre objetos de tal que quando um objeto muda de estado, todas suas dependências são notificadas e atualizadas automaticamente.
    III - Decorador - Anexa responsabilidades adicionais para um objeto dinamicamente. Provê uma alternativa flexível de "sub-classeamento" para uma funcionalidade extendida

     

    Observação: Descrição do padrão Observer está incompleta e confusa! Infelizmente temos que conviver com isso, e optar pela menos errada