SóProvas


ID
464203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os sistemas criptográficos podem ser atacados de diversas formas, uma delas é o ataque conhecido como “ataque de texto cifrado escolhido”, sendo que o sistema de chave pública RSA é vulnerável a esse tipo de ataque.

PORQUE

A segurança do sistema RSA está baseada na dificuldade de fatorar números primos muito grandes.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Frase 1: Os sistemas criptográficos podem ser atacados de diversas formas, uma delas é o ataque conhecido como “ataque de texto cifrado escolhido”, sendo que o sistema de chave pública RSA é vulnerável a esse tipo de ataque.

    Verdadeiro. Pois todo sistema criptográfico pode sofrer "ataque de texto cifrado escolhido", porém, isso não significa que ele sera descriptografado ok.



    Frase 2: A segurança do sistema RSA está baseada na dificuldade de fatorar números primos muito grandes.

    Errado. o certo seria fatorar números muito grandes (numero esse, que se decomposto, resultaria em numeros primos).
  • De http://pt.wikipedia.org/wiki/RSA

    RSA baseia-se no fato de que, embora seja fácil encontrar dois números primos de grandes dimensões (p.e. 100 dígitos), conseguir factorizar o produto de tais dois números é considerado computacionalmente complexo (em outras palavras, o tempo estimado para o conseguir ronda os milhares de anos).

    Acredito que o erro está em:
    A segurança do sistema RSA está baseada na dificuldade de fatorar o produto de números primos muito grandes.
  • pegadinha pegajosa... não é dificil fatorar um numero primo por maior que seja, pois um numero primo só possui um fator, ele mesmo... é dificil fatorar um número muito grande
  • A segunda afirmativa está errada, o correto seria:

    "A segurança do RSA está baseada na dificuldade de fatorar grandes números: as chaves são calculadas matematicamente combinando dois números primos de grande tamanho. Mesmo se conhecendo o produto desses número primos (que faz parte da chave pública divulgada), a segurança do algoritmo é garantida pela complexidade de fatorar esse produto e se obter os valores secretos. ".

    Fonte: http://penta.ufrgs.br/gereseg/kerber2.html
  • Sinceramente não sei o que esta errado na 2... O erro seria "primos"?

    A segurança do sistema RSA está baseada na dificuldade de fatorar números primos muito grandes.
  • Exatamente o erro está na palavra primos.  
    A fatoração de qualquer número primo resultará no próprio número.
    O que se deseja é fatorar esse número em um produto de números primos.

    Nakamura, no livro Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos escreveu essa incoerência na página 309:
    "Quanto ao RSA e a outros algoritmos de chaves públicas, sua segurança tem como base a dificuldade de envolvendo a fatoração de números primos grandes"     

    O RSA é vulnerável ao ataque citado porque apresenta uma propriedade multiplicativa: o produto de dois textos cifrados é igual à cifragem do produto dos dois textos claros.
  • Chosen-ciphertextattack– Ataque do texto cifrado escolhido
    - O criptoanalista pode escolher diferentes textos cifrados a serem decifrados e ter acesso aos textos decifrados.
    - O trabalho do criptoanalistaé deduzir a chave (ou chaves) usadas para cifrar a mensagem ou deduzir um algoritmo para recuperar novas mensagens cifradas com aquela chave.
    Uma técnica chamada OAEP bagunça o texto antes de passar pelo RSA evitando, por exemplo, o ATAQUE DO TEXTO CIFRADO ESCOLHIDO.
  • Concordo com o Roberto, o que está de errado na 2 (segunda)???

    No meu entendimento a resposta correta seria a letra B.
  • pessoal,

    vale ressaltar que a primeira não está inteiramente correta. O RSA somente é  vulnerável ao ataque de texto cifrado escolhido ADAPTATIVO, e com um recurso proprietário OAEP ele retira essa vulnerabilidade.

    a segunda parte está errada, devido ao fato que que RSA trabalha com números primos muitos grandes, mas sua complexidade é relativa à dificuldade de fatorar números primos grandes.
  • NUMERO PRIMO NÃO SE FOTORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,  PEGADINHAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Putz, um monte de gente querendo encontrar cifre em cabeça de cavalo. A afirmativa 2 esta correta. A essencia toda do RSA esta na dificuldade de fatorar  número primos grandes. O fato de ter a palavra "muito grande" não muda absolutamente nada...
    Mais uma questão que priviegia quem chuta a resposta em detrimento de quem estuda/conhece o assunto. Sinceramnete, gostaria de ter visto a justificativa da banca para ter mantido este gabarito.
  • Como um camarada aí disse, a dificuldade é em fatorar o produto de números primos grandes, e não a dificuldade em fatorar um número primo grande!
  • Galera passa essa questão, ela está muita viagem da banca. As duas alternativas são VERDADEIRAS.

    1 AFIRMAÇÃO)Segundo Stallings(2008,p.194),"Ataque de texto cifrado escolhido: esse tipo de ataque explora as propriedades do algoritmo RSA." (CORRETA)


    2 AFIRMAÇÃO) 

    Segundo Stallings(2008,p.181),"A dificuldade de atacar o RSA está na dificuldade de encontrar os fatores primos de um número composto."

    Segundo Tanenbaum(2011,p.499),"A segurança do método RSA se baseia na dificuldade de fatorar números extensos."

    (CORRETA)

    Bibliografia:

    CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-WILLIAN STALLINGS-2008

    REDES DE COMPUTADORES-5 EDIÇÃO-TANENBAUM-2011



  • O erro está em dizer que é para fatorar números PRIMOS. É pegadinha, mas o gabarito está correto, infelizmente, apesar de simples. 

    Uma chave do RSA é a composição {d/e,N}, sendo N um número obrigatoriamente composto(não primo), pois é a multiplicação de dois números primos p e q. Sendo assim, o ataque ao RSA por fatoração será para fatorar um número N que nunca é primo, mas sim composto.