Comentários Antes de responder, vamos explicar de maneira simples quando o auditor está realizando um teste de observância e quando está realizando um teste substantivo.
O teste de observância apenas verifica se o controle interno funciona corretamente. O teste substantivo visa a obtenção de uma evidência de auditoria. Assim se o auditor faz um teste e não obtém evidência o teste é de observância. Caso obtenha a evidência, é substantivo. As evidências são as mais variadas, por exemplo, comprovar o saldo correto de uma conta (evidência: correição do saldo), procedimento de contagem física (evidência: obtém valores corretos do estoque), testes de corte (evidência: verifica se a transação ocorreu em um determinado período), circularização de contas (evidência: verifica saldos da empresa com terceiros), etc.
As revisões analíticas também são testes substantivos. A revisão analítica ocorre quando o auditor compara dados ou analisa índices. Assim, se as despesas administrativas de um ano somaram R$ 1.000,00 e do outro ano R$ 10.000,00, o auditor vai verificar por que houve um aumento de 10 vezes em um ano. A função é direcionar os testes. Não obtém uma evidência propriamente dita, mas uma indicação. É teste substantivo também. Ao citar o fato pergunte: o que o auditor está obtendo com o teste?
Analisando os procedimentos:
P - Analisar a aprovação de aquisição de bens e serviços.
Teste de observância. Apenas analisa a aprovação. Não há nenhuma evidência.
Q - Obter lista compondo saldo de uma conta.
Teste substantivo. O auditor obtém uma evidência. Se o saldo das contas estão corretos ou não.
R - Comparar o saldo de um período com o do período anterior.
Teste substantivo. Quando o auditor compara o saldo de um período com o período anterior está verificando se os saldos iniciais das contas estão corretos (evidência).
S - Investigar variações e explicá-las.
As variações, regra, são testes de revisão analítica, que são testes substantivos como já explicado.
T - Detectar erros e irregularidades.
Erros e irregularidades deveriam ser detectados pelo controle interno, mas não é um teste propriamente dito. A auditoria não tem função de detectar erros e irregularidades. Sempre tome cuidado em uma prova quando citar erros e irregularidades. Não é função da auditoria detectá-los.
U - Aplicar teste de corte para se assegurar de que os cheques foram registrados no período correto.
Teste substantivo. A própria questão já assinala a evidência (assegurar que os cheques foram registrados no período correto).
Resposta: D.
http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=2310